Como são cobradas as comunicações em roaming?
Consoante o tipo de tarifário, o funcionamento do roaming pode ser distinto.
- Com um tarifário pós-pago, o valor das comunicações em roaming é debitado na tua fatura.
- Com um tarifário pré-pago, o valor das comunicações em roaming é descontado automaticamente do saldo. Se viajares para um país onde não existe acordo de roaming automático, deverás ativar o roaming contratual.
Como ativar o roaming contratual?
Para ativares o roaming contratual, poderás seguir uma das alternativas:
- Lojas NOS: Precisas de levar contigo o teu BI/Cartão de Cidadão;
- Linha Apoio a Cliente voz móvel: 16990;
- Proposta de subscrição: Preencher a proposta disponível aqui e enviar para: NOS Remessa Livre 52690 EC Campo Grande 1721-962 Lisboa (não necessita de selo). A Proposta de Subscrição inclui a autorização de pagamento por Débito Direto em conta que deve ser obrigatoriamente preenchida.
Se quiseres, também podes desativar o roaming contratual. Para isso deves fazer o pedido por escrito com a intenção de mudar de roaming contratual para automático. Podes fazê-lo por escrito ou via área de cliente no site da NOS.
Como posso saber os operadores disponíveis no estrangeiro?
Consulta aqui os operadores disponíveis em cada país
Como aceder ao voicemail no estrangeiro?
Para acederes ao teu voicemail enquanto te encontras em roaming, deverás marcar +351931331330 seguido do teu número de telefone e do código de acesso sempre que estes sejam solicitados.
No acesso ao serviço de voicemail e reencaminhamentos, a chamada é taxada de acordo com as tarifas aplicáveis ao país onde te encontras.
Se não pretenderes ser cobrado em roaming por chamadas para o voicemail, podes desativar os reencaminhamentos no telemóvel, não necessitando de desativar o voicemail.
Para cancelares todos os reencaminhamentos de chamadas no telemóvel marca a sequência ##002#(tecla de chamar) ou através da tua área de cliente.
No Espaço Económico Europeu (EEE) o depósito de mensagens no voicemail é gratuito
Qual o impacto do desligamento das redes 2G e 3G em roaming?
Devido ao desligamento das redes 2G e 3G de alguns operadores, situação que a NOS é alheia, os clientes em roaming, que se registem nesses operadores, ficarão impossibilitados de conseguir fazer ou receber chamadas de voz “tradicionais” através das tecnologias 2G ou 3G.
Conhece as soluções e alternativas aqui.
Como obter mais informações em roaming?
Consulta de saldo: Marca *111#
Linha de informação de roaming: Liga gratuitamente 1279 (se estiveres em Portugal) ou 00351931279000 (se estiveres no estrangeiro).
Linhas de Apoio ao Cliente*
Se tens voz móvel ou pacote com televisão, liga 16990 (se estiveres em Portugal) ou 00351931699000 (se estiveres no estrangeiro).
Cliente WTF, liga 16990 (se estiveres em Portugal) ou 00351931699000 (se estiveres no estrangeiro).
*Este serviço tem um custo de uma chamada em roaming do país onde te encontras para Portugal.
O roaming na Europa acabou?
Quando viajas para um país do Espaço Económico Europeu, estarás em roaming, sendo que poderás não pagar taxas adicionais. As tuas chamadas (para telemóveis e telefones fixos), mensagens de texto (SMS) e serviços de dados são cobrados às taxas nacionais, ou seja, ao mesmo preço que as chamadas, os textos e os serviços dados em Portugal. As mesmas regras aplicam-se quando recebes chamadas ou SMS enquanto estás no estrangeiro. Consulta as condições do teu tarifário ou escolhe o país na pesquisa acima e descobre quais são as condições para chamadas, SMS e navegar na net.
Quais são os países onde não se paga roaming?
Atualmente RLAH (roaming like at home) abrange os países do Espaço Económico Europeu, incluindo Islândia, Lichenstein e Noruega. Os países fora da UE/do EEE, incluindo a Suíça, não são abrangidos.
Quando te ligares a uma rede estrangeira irás receber uma SMS de boas vindas com as tarifas no país em que te encontras.
O que é o Roaming Permanente?
De forma a evitar o uso abusivo dos serviços de roaming a nossa política de roaming aplica uma sobretaxa aos clientes que utilizam os serviços fora de Portugal por longos períodos.
Serás considerado um "Roamer Permanente" se, nos últimos 120 dias:
- Fizeres mais de 50% das tuas comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no Espaço Económico Europeu (EEE) ou no Reino Unido;
- Passares mais de 50% dos dias em que realizas comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no EEE ou no Reino Unido.
Se fores considerado um "Roamer Permanente" , serão aplicadas as seguintes tarifas extras às comunicações realizadas:
- Chamadas de voz efetuadas: €0,023 por minuto
- Chamadas de voz recebidas: €0,0025 por minuto
- SMS enviados: €0,004 por SMS
- MMS enviados: €0,002 por MMS
- Dados móveis: €0,002 por MB
Essas sobretaxas serão aplicadas além do teu pacote normal de minutos, SMS e dados móveis.
Avisamos-te antes de começar a cobrar estas taxas, garantindo que estejas sempre informado.
Para qualquer dúvida ou mais informações, entra em contacto com o nosso serviço de Apoio ao Cliente.
Para evitar esta taxação:
- Deves alterar o comportamento de consumo. Basta que, nos últimos 120 dias, uma das condições, previstas pelo regulamento, já não se verifique. Recebes um SMS a informar que a sobretaxa deixa de ser aplicada;
- Ou podes subscrever o nosso serviço de isenção junto do nosso Apoio ao Cliente ou numa Loja NOS;
Esta política é aplicada desde 5 de junho de 2023.
Como escolher uma rede no estrangeiro?
Em roaming, o teu telemóvel irá registar-se de forma automática num dos operadores com os quais a NOS tem acordo. Se este procedimento não resultar, poderás efetuar uma seleção manual de rede:
- Acedendo ao menu de Definições/Rede do telemóvel do teu dispositivo;
- Selecionando o operador que desejas.
As tarifas aplicáveis serão com base no país em que te encontras independentemente do operador em que estarás registado.
O que acontece em zonas fronteiriças?
Sempre que estiveres perto de uma fronteira, o teu equipamento pode ligar-se automaticamente a uma rede do país fronteiriço, podendo entrar em regimes de taxação diferentes.
Para desativares a seleção automática de rede:
- Acede ao teu menu de definições;
- Verifica a lista de operadores disponíveis;
- Seleciona manualmente a rede NOS, em território nacional, ou de um operador do país onde te encontras.
Como carregar o saldo no estrangeiro?
Em roaming, podes carregar o teu saldo de duas formas:
- Homebanking: Acede ao site do teu banco onde queres que estejas e efetua um carregamento;
- Carregamentos automáticos: Pede à NOS para carregar automaticamente o teu telemóvel através de Débito Direto em Conta sempre que o teu saldo chegar a €2,50 ou numa data pré-definida por ti. Saibe mais sobre este serviço aqui.
Se o teu saldo for inferior a €0,20 na União Europeia ou a €2 no Resto do Mundo, a NOS adianta-te gratuitamente um saldo mínimo para que não fiques sem comunicar no estrangeiro. Este saldo será descontado no carregamento seguinte.
Quais as condições do meu tarifário em roaming?
Em roaming, quando te ligares a uma rede estrangeira irás receber uma SMS de boas vindas com as tarifas aplicáveis no país em que te encontras.
No Espaço Económico Europeu, as chamadas de voz, SMS e MMS serão taxadas de acordo com o teu tarifário nacional, sendo consideradas como comunicações para outras redes móveis nacionais. A internet no telemóvel e a internet móvel serão taxadas de acordo com o teu tarifário nacional, podendo ser sujeitas a uma Politica de Utilização Responsável. Sabe mais aqui.
No Resto do Mundo (fora EEE), as chamadas de voz, SMS, MMS e a internet no telemóvel serão taxadas consoante o país em que te encontras. Seleciona o teu país de destino, nesta página, e descobre todas as condições e custos de utilização do serviço de Roaming da NOS.
A NOS oferece os serviços de roaming em parceria com outros operadores de redes no país visitado. São expectáveis velocidades de dados semelhantes quando estiver em roaming, face às disponibilizadas na sua rede doméstica. Contudo, a qualidade do serviço em roaming, nomeadamente a velocidade, latência e disponibilidade dos serviços poderá ser afetada por fatores externos e alheios à NOS como a tecnologia, a cobertura ou a topografia do local.
Como efetuar comunicações no estrangeiro?
Para realizares chamadas e enviares mensagens em roaming deverás marcar o código de acesso internacional (+ ou 00), seguido do código do país (exemplo: código de Portugal 351) e do número de telefone que pretendes contatar. Consulta aqui os indicativos internacionais.
Deverás incluir o código internacional e o código do país, mesmo nos contactos que estão gravados na tua lista telefónica. Exemplo: Para ligares do estrangeiro para Portugal marca 00351 antes do número de telemóvel da pessoa com quem pretendes falar.
Como receber comunicações no estrangeiro?
Para receberes chamadas ou mensagens quando estás em Roaming, basta que a pessoa que te quer contactar marque o teu número de telemóvel como se estivesses em Portugal. A pessoa que te liga paga a chamada como se estivesses em Portugal.
As chamadas e as mensagens que receberes quando estiveres no Espaço Económico Europeu serão gratuitas. No entanto, no Resto do Mundo, as chamadas recebidas irão ser taxadas conforme tarifas aplicáveis no país onde te encontras.
Como usar dados móveis em roaming?
De forma a que a utilização dos teus dados em roaming seja mais económica, recomendamos que:
- Desatives as atualizações automáticas nas definições do teu telemóvel;
- Antes de viajares, faz o download de aplicações e mapas dos sítios que vais visitar;
- Verifica nas definições do teu telemóvel se tens ativado/desativado a opção “Dados em Roaming”.
Como controlar o consumo de dados em roaming?
União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein
Controla o teu consumo da mesma forma que em Portugal. Podes consultar o saldo e/ou plafond disponivel na App MyNOS ou utilizar o *111#.
Resto do Mundo (Fora EEE)
O controlo de consumos de dados em roaming ajuda-te a controlar os teus gastos de internet no telemóvel enquanto te encontras no estrangeiro. É um serviço gratuito e que fica ativo automaticamente quando te encontras fora do país. Desta forma, para que saibas o que já consumiste, receberás dois alertas automáticos:
- SMS de aviso quando atingires 80% do limite de consumo mensal (€49,2 IVA incluído) ;
- SMS sempre que atingires o limite mensal de consumo de €61,5 (IVA incluído). Neste momento o acesso ao internet fica inibido. Este limite é aplicado entre o dia 1 e 31 de cada mês. Sempre que o acesso seja inibido, o limite de consumo pode ser renovado enviando gratuitamente um SMS com o texto "Renovar" para o 1279.
Quais são as velocidades disponíveis em roaming?
A NOS oferece serviços de roaming em parceria com outros operadores de redes no país visitado. São expectáveis velocidades de dados semelhantes quando estiver em roaming, face às disponibilizadas na sua rede doméstica. Contudo, a velocidade efetiva de download e upload, em cada momento, depende de vários fatores externos à NOS, incluindo:
- as velocidades suportadas pelo equipamento terminal utilizado,
- a quantidade de tráfego na zona de utilização do serviço,
- a cobertura e topografia nessa zona ou local,
- a utilização indoor,
- o número de utilizadores simultâneos,
- a latência acrescida resultante da distância entre países,
- o número de aplicações em execução no equipamento terminal do utilizador (firewall, antivírus, aplicações peer-to-peer, outras sessões ou aplicações concorrentes com a sessão na internet, etc.),
- o sistema operativo e a configuração de hardware e/ou software do equipamento terminal do utilizador,
- as características dos servidores utilizados e a capacidade das redes que interligam esses servidores à internet,
- a capacidade e/ou disponibilidade das redes dos parceiros de roaming e das redes de trânsito internacionais utilizadas,
- Políticas de controlo de QoS aplicadas por essas redes, que podem resultar na degradação do serviço em roaming.
A utilização dos serviços de dados em roaming, nomeadamente a velocidade, latência e disponibilidade poderá ser afetada por fatores externos e alheios à NOS, tais como as velocidades suportadas pelo equipamento terminal, a quantidade de tráfego na zona de utilização do serviço, a cobertura ou a topografia do local, a capacidade/disponibilidade das redes dos parceiros de roaming e redes de trânsito internacionais e a latência acrescida resultante da distância entre países.
Consulta aqui informação sobre as velocidades máximas estimadas ou anunciadas de upload e download.