Não tem ligação à internet, a internet está lenta ou tem o sinal fraco? Saiba como usar o assistente virtual da NOS para testar e otimizar a sua ligação.
Identifique o seu router
Confirme qual é o seu router, para garantir que a informação disponibilizada está ajustada.
Giga Router | Giga Router Wi-Fi 6 | Power Router | ONT | |
Router | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
Antes de prosseguir com as ações propostas, garanta que:
O router deve estar instalado numa divisão central e deve evitar obstáculos e interferências:
- Não deve colocar o router num local fechado e escondido
- Deve colocar o router na vertical.
Saiba mais sobre as boas práticas de Wi-Fi aqui.
Como resolver dificuldades
Para resolver as falhas de serviço, siga os passos que indicamos.
- Giga Router
- Giga Router Wi-Fi 6
- Power Router
- ONT
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-1.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-1.png)
1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-2.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-2.png)
2. Desligue o cabo de alimentação do seu router da extensão elétrica a que está ligado
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-3.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-3.png)
3. Ligue o cabo de alimentação do seu router a uma toma elétrica diferente e confirme que fica bem ligado
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-4.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-4.png)
4. Verifique se o botão da extensão onde o seu router está ligado, está no estado ligado e se está corretamente ligado à tomada elétrica
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-5.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-5.png)
5. Verifique se o cabo de alimentação do router está corretamente ligado ao equipamento
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-6.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-6.png)
6. Verifique se o cabo eléctrico do router tem algum tipo de estragos (cabo partido, cortado, dobrado)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-7.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-7.png)
7. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na toma elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na tomada elétrica
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-8.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-8.png)
8. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na extensão elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na extensão elétrica
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-9.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-9.png)
9. Verifique se a luz de energia do router está ligada.
Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-desligar-1.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-desligar-1.png)
1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-desligar-2.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-desligar-2.png)
2. Desligue o botão de corrente elétrica no router e aguarde alguns segundos
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-desligar-3.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-desligar-3.png)
3. Volte a ligar o botão de corrente elétrica no router.
Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-1.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-1.png)
1. Desaperte e desligue o cabo coaxial do router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-2.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-2.png)
2. Ligue e aperte o cabo coaxial ao router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-3.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-3.png)
3. Verifique o estado do cabo coaxial nas duas extremidades: na tomada de sinal e router.
Confirme se tem algum tipo de estragos (partido, com cortes, dobrado)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-4.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-4.png)
4. Desaperte e desligue o cabo coaxial da tomada/repartidor de sinal
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-5.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-5.png)
5. Ligue e aperte o cabo coaxial na tomada/repartidor de sinal.
Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-repor-1.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-repor-1.png)
1. Com ajuda de um clipe, coloque na ranhura (reset) e pressione durante 5 segundos para repor as definições de fábrica no router.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-1.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-1.jpg)
1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-2.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-2.png)
2. Desligue o cabo de alimentação do seu router da extensão elétrica a que está ligado
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-3.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-3.png)
3. Ligue o cabo de alimentação do seu router a uma toma elétrica diferente e confirme que fica bem ligado
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-4.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-4.png)
4. Verifique se o botão da extensão onde o seu router está ligado, está no estado ligado e se está corretamente ligado à tomada elétrica
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-5.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-5.jpg)
5. Verifique se o cabo de alimentação do router está corretamente ligado ao equipamento
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-6.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-6.jpg)
6. Verifique se o cabo eléctrico do router tem algum tipo de estragos (cabo partido, cortado, dobrado)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-7.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-7.png)
7. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na toma elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na tomada elétrica
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-8.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-8.png)
8. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na extensão elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na extensão elétrica
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-9.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-validar-9.jpg)
9. Verifique se a luz de energia do router está ligada.
Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-desligar-1.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-desligar-1.jpg)
1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-desligar-2.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-desligar-2.jpg)
2. Desligue o botão de corrente elétrica no router e aguarde alguns segundos
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-desligar-3.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-desligar-3.jpg)
3. Volte a ligar o botão de corrente elétrica no router.
Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-cabo-1.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-cabo-1.jpg)
1. Desaperte e desligue o cabo coaxial do router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-cabo-2.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-cabo-2.jpg)
2. Ligue e aperte o cabo coaxial ao router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-cabo-3.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-cabo-3.jpg)
3. Verifique o estado do cabo coaxial nas duas extremidades: na tomada de sinal e router.
Confirme se tem algum tipo de estragos (partido, com cortes, dobrado)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-4.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-4.png)
4. Desaperte e desligue o cabo coaxial da tomada/repartidor de sinal
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-5.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-5.png)
5. Ligue e aperte o cabo coaxial na tomada/repartidor de sinal.
Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-repor-1.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-6-repor-1.jpg)
1. Com ajuda de um clipe, coloque na ranhura (reset) e pressione durante 5 segundos para repor as definições de fábrica no router.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-validar-1.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-validar-1.png)
1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-2.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-2.png)
2. Desligue o cabo de alimentação do seu router da extensão elétrica a que está ligado
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-3.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-3.png)
3. Ligue o cabo de alimentação do seu router a uma toma elétrica diferente e confirme que fica bem ligado
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-4.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-4.png)
4. Verifique se o botão da extensão onde o seu router está ligado, está no estado ligado e se está corretamente ligado à tomada elétrica
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-validar-5.png.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-validar-5.png.jpg)
5. Verifique se o cabo de alimentação do router está corretamente ligado ao equipamento
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-validar-6.png.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-validar-6.png.jpg)
6. Verifique se o cabo eléctrico do router tem algum tipo de estragos (cabo partido, cortado, dobrado)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-7.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-7.png)
7. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na toma elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na tomada elétrica
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-8.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-8.png)
8. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na extensão elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na extensão elétrica
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-validar-9.png.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-validar-9.png.jpg)
9. Verifique se a luz de energia do router está ligada.
Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-desligar-1.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-desligar-1.jpg)
1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-desligar-2.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-desligar-2.jpg)
2. Desligue o botão de corrente elétrica no router e aguarde alguns segundos
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-desligar-3.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-desligar-3.jpg)
3. Volte a ligar o botão de corrente elétrica no router.
Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-cabo-1.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-cabo-1.jpg)
1. Desaperte e desligue o cabo coaxial do router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-cabo-2.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-cabo-2.jpg)
2. Ligue e aperte o cabo coaxial ao router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-cabo-3.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-cabo-3.jpg)
3. Verifique o estado do cabo coaxial nas duas extremidades: na tomada de sinal e router.
Confirme se tem algum tipo de estragos (partido, com cortes, dobrado)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-4.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-4.png)
4. Desaperte e desligue o cabo coaxial da tomada/repartidor de sinal
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-5.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-5.png)
5. Ligue e aperte o cabo coaxial na tomada/repartidor de sinal.
Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-repor-1.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/power-router-repor-1.jpg)
1. Com ajuda de um clipe, coloque na ranhura (reset) e pressione durante 5 segundos para repor as definições de fábrica no router.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-validar-1.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-validar-1.jpg)
1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-2.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-2.png)
2. Desligue o cabo de alimentação do seu router da extensão elétrica a que está ligado
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-3.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-3.png)
3. Ligue o cabo de alimentação do seu router a uma toma elétrica diferente e confirme que fica bem ligado
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-4.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-4.png)
4. Verifique se o botão da extensão onde o seu router está ligado, está no estado ligado e se está corretamente ligado à tomada elétrica
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-validar-5.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-validar-5.jpg)
5. Verifique se o cabo de alimentação do router está corretamente ligado ao equipamento
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-validar-6.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-validar-6.jpg)
6. Verifique se o cabo eléctrico do router tem algum tipo de estragos (cabo partido, cortado, dobrado)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-7.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-7.png)
7. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na toma elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na tomada elétrica
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-8.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-validar-8.png)
8. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na extensão elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na extensão elétrica
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-validar-9.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-validar-9.jpg)
9. Verifique se a luz de energia do router está ligada.
Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-desligar-1.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-desligar-1.jpg)
1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-desligar-2.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-desligar-2.jpg)
2. Desligue o botão de corrente elétrica no router e aguarde alguns segundos
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-desligar-3.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-desligar-3.jpg)
3. Volte a ligar o botão de corrente elétrica no router.
Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-cabo-1.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-cabo-1.jpg)
1. Desaperte e desligue o cabo coaxial do router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-cabo-2.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/ont-cabo-2.jpg)
2. Ligue e aperte o cabo coaxial ao router
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/onte-cabo-3.jpg)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/onte-cabo-3.jpg)
3. Verifique o estado do cabo coaxial nas duas extremidades: na tomada de sinal e router.
Confirme se tem algum tipo de estragos (partido, com cortes, dobrado)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-4.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-4.png)
4. Desaperte e desligue o cabo coaxial da tomada/repartidor de sinal
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-5.png)
![](/content/dam/nos/assets/images/central-de-ajuda/artigos-ajuda1/tenho-problemas-com-a-internet-fixa/giga-router-cabo-5.png)
5. Ligue e aperte o cabo coaxial na tomada/repartidor de sinal.
Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.