NOS avaliada pelo Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P Global
A NOS atingiu uma classificação de 59/100 no Corporate Sustainability Assessment (CSA) de 2023 da S&P Global, com uma pontuação de 71/100 na dimensão ambiental, 57/100 na dimensão social e 54/100 na dimensão de governance & económica, ficando acima da média do setor em todas as dimensões e em termos globais. O CSA faz a avaliação anual das práticas de mais de 10 mil empresas a nível mundial, focando-se em critérios de sustentabilidade específicos e com materialidade financeira para cada setor.
Sustainalytics avalia risco da NOS
Em outubro de 2022, a NOS obteve um ESG Risk Rating de 14.3, avaliado pela Sustainalytics como tendo um risco “Baixo” de vir a sofrer impactos financeiros relevantes de fatores ambientais, sociais e de governo da sociedade.
NOS melhora avaliação em índice de igualdade de género da Bloomberg
A NOS faz parte da lista de membros do Bloomberg Gender-Equality Index (GEI) pelo segundo ano consecutivo, com uma classificação acima da média e uma subida de 19,41 pontos percentuais relativamente ao ano anterior. No GEI 2023, a NOS obteve a pontuação de 84,11%, destacando-se face à média global do índice (73%), do setor Comunicações (73,53%) e das empresas portuguesas participantes (81,77%). Saiba mais aqui.
SBTi valida objetivos de redução de emissões da NOS
Em dezembro de 2021, a NOS obteve a aprovação da The Science Based Targets initiative (SBTi) aos seus objetivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). A NOS compromete-se, até 2030, a reduzir em 90% as emissões diretas e a reduzir em 30% as emissões indiretas. Saiba mais aqui.
NOS entre as quatro melhores empresas nacionais no combate às alterações climáticas
A NOS foi avaliada pelo CDP – Disclosure, Insight, Action com a pontuação A (o nível máximo) no que respeita ao desempenho e transparência no combate às alterações climáticas, ficando entre as quatro melhores empresas portuguesas participantes. Esta foi uma distinção apenas atingida por 283 organizações em todo o mundo, de entre as 18 700 avaliadas pelo CDP em 2022. Obtendo a pontuação máxima no patamar de Liderança, a NOS superou a média de todas as empresas avaliadas a nível mundial (C), bem como das restantes empresas europeias (B), e em particular do setor de Media, Telecomunicações e Serviços de Data Center (B). A resposta de 2023 encontra-se disponível aqui. A resposta de 2024, já foi submetida e encontra-se disponível aqui.
NOS é a 4ª telco europeia com melhor classificação ESG segundo a Moody’s ESG Solutions
A NOS melhorou o seu desempenho nas dimensões de Ambiente, Social e Governança (Environment, Social and Governance – ESG) face a 2021 e posiciona-se como a quarta empresa com melhor classificação no setor das telecomunicações na Europa, segundo a última avaliação conduzida pela Moody's ESG Solutions. Na edição de 2022, a NOS reforçou a sua posição no nível “Advanced”, com uma pontuação de 66 em 100, uma subida de três pontos face a 2021. A Moody's ESG Solutions analisa 1623 empresas a nível europeu, 31 das quais na área das telecomunicações.
MSCI distingue resiliência da NOS a riscos ESG
Em 2022, a Morgan Stanley Capital International (MSCI ESG ratings) atribuiu à NOS o rating de A. Esta avaliação tem como objetivo medir a resiliência das empresas a riscos ESG de longo prazo. As empresas são classificadas segundo uma escala relativa à indústria/setor em que se posicionam, que varia entre AAA-CCC.