Tenho problemas com a internet fixa

Não tem ligação à internet, a internet está lenta ou tem o sinal fraco? Saiba como usar o assistente virtual da NOS para testar e otimizar a sua ligação.

Identifique o seu router

Confirme qual é o seu router, para garantir que a informação disponibilizada está ajustada.

Antes de prosseguir com as ações propostas, garanta que:

O router deve estar instalado numa divisão central e deve evitar obstáculos e interferências:

  • Não deve colocar o router num local fechado e escondido
  • Deve colocar o router na vertical.

Saiba mais sobre as boas práticas de Wi-Fi aqui.

 

Como resolver dificuldades

Para resolver as falhas de serviço, siga os passos que indicamos.

1. Validar a ligação à corrente elétrica

1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router

2. Desligue o cabo de alimentação do seu router da extensão elétrica a que está ligado

3. Ligue o cabo de alimentação do seu router a uma toma elétrica diferente e confirme que fica bem ligado

4. Verifique se o botão da extensão onde o seu router está ligado, está no estado ligado e se está corretamente ligado à tomada elétrica

5. Verifique se o cabo de alimentação do router está corretamente ligado ao equipamento

6. Verifique se o cabo eléctrico do router tem algum tipo de estragos (cabo partido, cortado, dobrado)

7. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na toma elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na tomada elétrica

8. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na extensão elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na extensão elétrica

9. Verifique se a luz de energia do router está ligada.

Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.

2. Desligar e voltar a ligar o router

1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router

2. Desligue o botão de corrente elétrica no router e aguarde alguns segundos

3. Volte a ligar o botão de corrente elétrica no router.

Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.

3. Validar a ligação do cabo coaxial

1. Desaperte e desligue o cabo coaxial do router

2. Ligue e aperte o cabo coaxial ao router

3. Verifique o estado do cabo coaxial nas duas extremidades: na tomada de sinal e router.

Confirme se tem algum tipo de estragos (partido, com cortes, dobrado)

4. Desaperte e desligue o cabo coaxial da tomada/repartidor de sinal

5. Ligue e aperte o cabo coaxial na tomada/repartidor de sinal.

Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.

4. Repor as definições de fábrica no router

1. Com ajuda de um clipe, coloque na ranhura (reset) e pressione durante 5 segundos para repor as definições de fábrica no router.

1. Validar a ligação à corrente elétrica

1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router

2. Desligue o cabo de alimentação do seu router da extensão elétrica a que está ligado

3. Ligue o cabo de alimentação do seu router a uma toma elétrica diferente e confirme que fica bem ligado

4. Verifique se o botão da extensão onde o seu router está ligado, está no estado ligado e se está corretamente ligado à tomada elétrica

5. Verifique se o cabo de alimentação do router está corretamente ligado ao equipamento

6. Verifique se o cabo eléctrico do router tem algum tipo de estragos (cabo partido, cortado, dobrado)

7. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na toma elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na tomada elétrica

8. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na extensão elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na extensão elétrica

9. Verifique se a luz de energia do router está ligada.

Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.

2. Desligar e voltar a ligar o router

1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router

2. Desligue o botão de corrente elétrica no router e aguarde alguns segundos

3. Volte a ligar o botão de corrente elétrica no router.

Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.

3. Validar a ligação do cabo coaxial

1. Desaperte e desligue o cabo coaxial do router

2. Ligue e aperte o cabo coaxial ao router

3. Verifique o estado do cabo coaxial nas duas extremidades: na tomada de sinal e router.

Confirme se tem algum tipo de estragos (partido, com cortes, dobrado)

4. Desaperte e desligue o cabo coaxial da tomada/repartidor de sinal

5. Ligue e aperte o cabo coaxial na tomada/repartidor de sinal.

Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.

4. Repor as definições de fábrica no router

1. Com ajuda de um clipe, coloque na ranhura (reset) e pressione durante 5 segundos para repor as definições de fábrica no router.

1. Validar a ligação à corrente elétrica

1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router

2. Desligue o cabo de alimentação do seu router da extensão elétrica a que está ligado

3. Ligue o cabo de alimentação do seu router a uma toma elétrica diferente e confirme que fica bem ligado

4. Verifique se o botão da extensão onde o seu router está ligado, está no estado ligado e se está corretamente ligado à tomada elétrica

5. Verifique se o cabo de alimentação do router está corretamente ligado ao equipamento

6. Verifique se o cabo eléctrico do router tem algum tipo de estragos (cabo partido, cortado, dobrado)

7. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na toma elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na tomada elétrica

8. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na extensão elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na extensão elétrica

9. Verifique se a luz de energia do router está ligada.

Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.

2. Desligar e voltar a ligar o router

1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router

2. Desligue o botão de corrente elétrica no router e aguarde alguns segundos

3. Volte a ligar o botão de corrente elétrica no router.

Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.

3. Validar a ligação do cabo coaxial

1. Desaperte e desligue o cabo coaxial do router

2. Ligue e aperte o cabo coaxial ao router

3. Verifique o estado do cabo coaxial nas duas extremidades: na tomada de sinal e router.

Confirme se tem algum tipo de estragos (partido, com cortes, dobrado)

4. Desaperte e desligue o cabo coaxial da tomada/repartidor de sinal

5. Ligue e aperte o cabo coaxial na tomada/repartidor de sinal.

Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.

4. Repor as definições de fábrica no router

1. Com ajuda de um clipe, coloque na ranhura (reset) e pressione durante 5 segundos para repor as definições de fábrica no router.

1. Validar a ligação à corrente elétrica

1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router

2. Desligue o cabo de alimentação do seu router da extensão elétrica a que está ligado

3. Ligue o cabo de alimentação do seu router a uma toma elétrica diferente e confirme que fica bem ligado

4. Verifique se o botão da extensão onde o seu router está ligado, está no estado ligado e se está corretamente ligado à tomada elétrica

5. Verifique se o cabo de alimentação do router está corretamente ligado ao equipamento

6. Verifique se o cabo eléctrico do router tem algum tipo de estragos (cabo partido, cortado, dobrado)

7. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na toma elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na tomada elétrica

8. Ligue outro aparelho elétrico (carregador de telemóvel, candeeiro) na extensão elétrica onde está ligado o router e confirme se funciona ligado na extensão elétrica

9. Verifique se a luz de energia do router está ligada.

Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.

2. Desligar e voltar a ligar o router

1. Verifique o botão da corrente elétrica de ligar/desligar do router

2. Desligue o botão de corrente elétrica no router e aguarde alguns segundos

3. Volte a ligar o botão de corrente elétrica no router.

Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.

3. Validar a ligação do cabo coaxial

1. Desaperte e desligue o cabo coaxial do router

2. Ligue e aperte o cabo coaxial ao router

3. Verifique o estado do cabo coaxial nas duas extremidades: na tomada de sinal e router.

Confirme se tem algum tipo de estragos (partido, com cortes, dobrado)

4. Desaperte e desligue o cabo coaxial da tomada/repartidor de sinal

5. Ligue e aperte o cabo coaxial na tomada/repartidor de sinal.

Caso verifique que a dificuldade não é ultrapassada, tente a próxima resolução sugerida.

Mais canais de ajuda

A Provedoria NOS é o último recurso para análise e resolução de situações complexas e estruturais, que não tenham sido solucionadas previamente pelos canais de contacto que temos ao seu dispor.

Se este artigo não o ajudou e quiser escalar a sua reclamação para o provedor NOS, preencha o formulário abaixo: