A transformação do 5G vai chegar a todo o lado, e o desporto vai ser um dos grandes eixos dessa mudança, que aproxima cada vez mais adeptos, clubes, equipas e modalidades. Quer estejamos sentados na bancada de um estádio, na cadeira da esplanada ou no sofá da nossa casa, vamos viver o desporto com mais intensidade, vibrar ainda mais com as vitórias do nosso clube.
E não são só os adeptos que conseguem novas formas de viver o futebol. Equipas, instituições desportivas, empresas que trabalham nos estádios ou que apoiam os clubes, e mesmo os canais de televisão e meios de comunicação em geral, todos vão escrever uma nova página no futebol com a rede 5G.
Adeptos mais perto do jogo
Os adeptos são o ‘12.º jogador’. Ajudam a fazer o futebol e vão fazê-lo cada vez mais com a chegada do 5G. A nova rede facilita as comunicações num estádio com milhares de pessoas, e traz inovações que permitem não perder pitada do jogo. Imagens de alta resolução, várias câmaras, repetições instantâneas, estatísticas em tempo real de cada jogador e equipa. Basta apontar o telemóvel para saber mais, ver melhor e partilhar tudo com os amigos. Quem já vibrava com a emoção de um jogo ao vivo, tem uma experiência ainda mais completa.
Consegue-se vibrar mais no estádio, mas também em casa, sempre que a distância ou outro fator nos impeça de apoiar a equipa. As várias câmaras à escolha vão transportar-nos para o terreno de jogo, para o remate do golo, para o levantar da taça. E tecnologias como a realidade virtual ou a realidade aumentada geram uma experiência imersiva. Vamos poder estar mais perto dos nossos ídolos, mesmo que estejam num estágio rigoroso ou numa cidade distante.
Equipas e clubes melhor preparados
Num desporto cada vez mais profissional, sempre na linha da frente da tecnologia, o 5G vai trazer ainda mais inovações para os clubes. A quinta geração móvel dará aos treinadores e equipas técnicas dados e ferramentas para escolher e preparar melhor as equipas. Todos os detalhes físicos de um jogador vão ser avaliados ao instante, agregados, analisados e disponibilizados. Seja nos treinos ou a meio do jogo, as decisões táticas são facilitadas pela tecnologia, e podem ser a diferença entre ganhar ou perder.
Mesmo a realidade virtual pode ter um papel importante no desenvolvimento das estratégias e capacidades individuais. Imagine-se um jogador que, com uns óculos virtuais e um programa que simula os principais adversários, consegue treinar infinitas vezes a melhor forma de fazer uma finta, roubar a bola ou rematar para o canto da baliza. Treinar com um jogador em realidade virtual e replicar os seus movimentos também será possível para os adeptos e jovens jogadores no futuro, mesmo que o seu ídolo já tenha até terminado a carreira.
A realidade com o 5G traz novas possibilidades aos treinos.
Estádios mais versáteis
Ao nível da gestão de instalações desportivas, sendo um clube uma instituição com centenas de funcionários, o 5G melhora substancialmente as operações. Ajuda à eficiência energética, facilita os contactos entre departamentos e garante uma rede segura e fiável em todas as instalações, tal como já foi feito pela NOS no estádio do Sport Lisboa e Benfica, o primeiro Estádio 5G em Portugal, e depois também no do Sporting Clube de Portugal.
Apresentação do primeiro estádio 5G em Portugal.
A rede 5G também possibilita uma melhor adaptação do estádio a diferentes utilizações, com soluções de comunicação sem fios que facilitam a que num dia haja um jogo e pouco depois um grande concerto ou outro evento. Já a chamada network slicing, a capacidade da rede 5G se dividir por várias utilizações, garante que as comunicações nas bancadas, mas também em instalações importantes como camarotes e salas de imprensa, sem esquecer os sistemas de segurança e emergência, podem funcionar em paralelo a diferentes níveis.
Empresas e patrocinadores com novas possibilidades
Os estádios são o epicentro do futebol, o terreno mais fértil para todas as aplicações do 5G, e isso acontece também ao nível das empresas, patrocinadores e serviços que gravitam em torno do desporto-rei. A rede 5G traz rapidez, eficiência e segurança aos negócios. Com uma latência abaixo de 5 milissegundos, todos os movimentos num estádio podem ser mais fáceis; todas as transações comerciais nas lojas, restaurantes ou multibancos são mais rápidas.
Já o patrocínio a um clube ou competição, tão importante para o sucesso de ambos, pode ser dinamizado pelo 5G. A massificação das conexões e a chegada de inovações - como mais câmaras, drones ou a própria realidade virtual e aumentada - abrem a porta a todo um novo campeonato da associação de marcas. Contar com um jogador para um encontro com adeptos já não vai depender de agenda, treinos ou estágios, um holograma garante essa presença. E a publicidade pode ser muito mais direcionada, tal como será numa loja ou num supermercado.
Uma nova realidade para os meios de comunicação
O 5G vai ainda revolucionar as emissões televisivas, com benefícios para todos. Facilita a instalação de equipamentos de transmissão, com menos cabos e menos estruturas pesadas para levar a paixão do futebol a todas as casas, ou a qualquer lado. Para os jornalistas, haverá um acesso facilitado às conferências, aos treinadores e jogadores e às condições técnicas que garantem um trabalho rápido, sem falhas.
A realidade aumentada traz novos conteúdos para os adeptos.
O mundo está sempre a mudar e as novas gerações, cada vez mais atentas às tecnologias, também têm uma maior dispersão de interesses. A rede 5G garante que os mais novos continuam a vibrar e a sentir o futebol, com novos estímulos que não passam apenas por uma camisola autografada ou por assistir a um jogo. O futebol enquanto espetáculo na televisão, no computador ou no telemóvel passa por novos conteúdos, novos serviços e uma maior interação entre adeptos e clubes. O 5G e a NOS vão garantir essa transformação no futebol e em muitos outros setores, com vantagens para todos. Vão-nos permitir fazer o que ninguém fez.