Saiba neste tópico como instalar sozinho a nova box da NOS que levantou na loja ou recebeu na sua morada.
Identifique a sua box
Confirme o equipamento que quer instalar.
Descodificador Digital | UMA TV 4K | Apple TV | Android TV | Iris | |
Boxes |
---|
Instale a sua nova box
Tenha consigo o kit do equipamento que lhe foi entregue, que tem tudo o que precisa, e siga os passos abaixo.
- Descodificador Digital
- UMA TV 4K
- Apple TV
- Android TV
- Iris
(cabo não incluído na caixa)
Se a sua TV tem entrada HDMI, siga para o passo 5.
Se não, siga para o passo 7.
Siga para o passo 9.
Siga para o passo 13.
Se a luz ficar vermelha, siga para o passo 12.
Atenção: Os botões Input/Source/AV podem ter diferentes símbolos e nomes dependendo da marca da televisão.
Assim que selecionar a entrada correta, verá o ecrã de sintonia de canais.
Se tem uma box UMA TV 4K, veja o video onde consegue perceber em detalhe os passos de instalação, ou verifique as instruções abaixo.
Antes de começar, verifique se a sua box está perto do router o suficiente para ligar o cabo de rede à box.
Se não estiver, por favor ligue-nos para o ajudarmos.
Se ainda não o fez, desinstale o seu router antigo seguindo os seguintes passos:
1. Desligue a box antiga da tomada de eletricidade.
2. Desencaixe todos os cabos que estão ligados na parte de trás da box antiga.
Se o cabo estiver muito apertado, este passo poderá requerer alguma força e algum objeto de apoio (ex: alicate). Na maioria dos casos, a força da mão será suficiente para fazer rodar a rosca.
1. Ligue o cabo de sinal que está ligado à tomada TV da parede. Este cabo já era usado na box anterior e deve ligá-lo à nova box.
2. Mesmo que já tenha um cabo HDMI, substitua-o pelo novo que recebeu no kit para que a qualidade de imagem não fique comprometida. Ligue-o à box e à TV.
3. Ligue o cabo de rede que recebeu no kit à box e depois numa das portas LAN na parte de trás do router, mesmo que esta ligação não existisse na box anterior. Sem esta ligação a box não vai funcionar.
4. Ligue o transformador à box e à tomada elétrica:
- Ligue a TV e, com o comando da TV, carregue no botão Source/Input/AV e selecione o HDMI a que a box está ligada;
Depois começará o processo de configuração da box que deve ocorrer em menos de dois minutos, com uma sequência de ecrãs; - Retire do kit o novo comando UMA e coloque as pilhas na parte traseira do comando. Carregue no botão OK do comando, a luz do botão ligar/desligar da box ficará azul intermitente. Quando apagar, significa que o comando está ligado à box;
- No ecrã de instalação carregue no Continuar com a tecla OK do comando;
- Irá iniciar automaticamente um vídeo de boas vindas à UMA 4K. No final do vídeo irá aparecer o ecrã de conclusão do processo de instalação. Carregue no botão OK do comando para continuar
- Aceite os termos e condições, pressionando na tecla V do comando para percorrer todo o texto, e depois selecione Aceito, carregando na tecla OK do comando.
- Em alguns casos, poderá aparecer o ecrã de Aceitação de Gravações Automáticas, aceite este ecrã para ter acesso aos conteúdos dos últimos 7 dias. Caso este ecrã não apareça, a ativação já está completa.
- Crie um perfil UMA para poder usufruir da personalização que este serviço lhe oferece.
1. Ligue a Apple TV à tomada de eletricidade, com o cabo de alimentação.
2. Ligue a Apple TV com um cabo HDMI.
Para ver filmes em 4K HDR na Apple TV, certifique-se que tem um cabo HDMI 2.0 ou posterior e uma TV compatível com 4K, HDR ou ambos. Também pode configurar a Apple TV para reproduzir som em Dolby Atmos.
3. Durante a instalação precisa de ter ligação à internet. Aconselhamos que ligue a box ao router com o cabo de rede (Ethernet) para uma melhor estabilidade.
4. Ligue a TV e, no comando da sua televisão, carregue no botão Input/Source/AV e escolha a opção HDMI, selecione aquele que está ligado à sua Apple TV.
5. No comando da Apple TV toque na parte superior (superfície touch). Vai aparecer uma mensagem quando estiver emparelhado.
1. Após o emparelhamento do comando, passe o dedo na superfície Touch do Siri Remote para encontrar o idioma, o país ou a região. Para escolher uma opção, clique na superfície Touch.
2. Se selecionar o idioma errado, pressione o botão Menu para regressar ao ecrã anterior.
- Caso não tenha nenhum cabo de rede Ethernet ligado, escolha a rede Wi-Fi da NOS.
- Prossiga para o ecrã de Dados de Privacidade.
- Caso pretenda, escolha a opção Continuar para aceitar a partilha dos seus dados pessoais com a Apple.
Sugerimos que selecione Usar Siri, para tirar o melhor partido da Apple TV, mesmo na App NOS TV, onde pode fazer pesquisas através da voz.
1. Se tiver um iPhone escolha a opção Configurar com dispositivo.
2. Desbloqueie o iPhone e mantenha-o junto da Apple TV (tem de manter muito próximo do equipamento) e siga os passos no ecrã no dispositivo iPhone e na Apple TV.
3. No seu iPhone irá aparecer uma mensagem pop up, selecione a opção Permitir.
4. Insira o código que aparece no ecrã da sua TV no seu iPhone.
Se quiser usar outro equipamento Apple pode escolher a opção Configurar manualmente.
Tem de ter um ID Apple para avançar. Caso não tenha ou não se lembre, saiba aqui como fazê-lo:
- Introduza o seu ID Apple
- Coloque a password.
Se tem uma box Android TV, vejas os videos onde consegue perceber em detalhe os passos de instalação, ou verifique as instruções abaixo.
Recomendamos que siga os passos da instalação com cabo de rede, para uma maior estabilidade e rapidez.
Caso a distância entre o router e a box não permita ligar o cabo de rede à box, pode instalar por Wi-Fi.
Instalação com cabo de rede (recomendado)
Instalação por Wi-Fi
1. Ligue os cabos pela seguinte ordem:
- Cabo HDMI entre a box e a televisão
- Cabo de alimentação da box à tomada de eletricidade
- Cabo Ethernet entre o router e a box - deve privilegiar esta ligação para garantir a melhor experiência TV, caso não seja possível, pode ligar por Wi-Fi.
2. Caso a TV não detecte a box automaticamente, selecione a entrada HDMI correspondente na sua TV (botão SOURCE/INPUT)
3. O primeiro ecrã da Android TV pede para emparelhar o comando. Pressione OK.
A vantagem do Android TV é que sua interface é a mesma para todos os idiomas, então é possível se guiar pelos ícones dos menus. Para configurar o idioma no menu principal pode encontrar o acesso às definições.
Instalação com cabo de rede:
1. Selecione Iniciar sessão, a Android TV irá ligar-se automaticamente à rede:
2. De seguida, insira a conta Google (gmail.com), e a palavra-passe da conta.
- Se não tiver uma conta Google saiba como a criar aqui.
- Se não se lembrar da sua conta e/ou password saiba aqui como fazer.
3. Continue para os passos finais.
Se precisar de instalar por Wi-Fi, siga os passos abaixo:
1. Pode configurar a Android TV de duas formas:
- Com um dispositivo Android, selecionando Continuar
- Manualmente, selecionando Ignorar
Configuração com um dispositivo Android:
1. Garanta que o dispositivo Android está ligado à sua rede de casa, e que a localização do telemóvel está ativa.
2. No dispositivo, aceda a Definições > Google>Configurar e restaurar > Configurar dispositivo próximo.
Dependendo do dispositivo, esta opção pode não estar disponível nos passos indicados. Se for esse o caso, procura por uma opção Configurar dispositivo em Definições > Google.
3. No ecrã apresentado, selecione Seguinte e aguarde que a box apareça na lista e selecione.
4. Se a localização do dispositivo não estiver ativa, a box pode não ser listada.
5. Aguarde enquanto o dispositivo e a box emparelham.
6. Confirme que o código apresentado na box e no dispositivo são iguais (1). No dispositivo selecione Seguinte (2).
7. Siga os passos indicados após ter inserido o código:
- Selecione a rede (se não tiver ligado por cabo Ethernet)
- Selecione a conta Google
- Selecione Copiar para ativar a conta na Android TV
- Insira a palavra-passe da conta Google.
A Android TV está agora associada à sua conta Google.
8. Continue para os passos finais.
Configuração manual:
1. Ligue a box à rede de sua casa e insira a palavra-passe. A ligação será feita com sucesso.
2. Insira a conta Google (gmail.com), e a palavra-passe da conta:
- Se não tiver uma conta Google saiba como a criar aqui.
- Se não se lembrar da sua conta e/ou password saiba aqui como fazer.
1. Siga os passos apresentados escolhendo as opções de acordo com a sua preferência.
Sugerimos que preencha da seguinte forma:
- Nos Termos de utilização, selecione Aceitar
- Na Localização, selecione Sim
- Em Ajudar a melhorar o Android, selecione Sim
4. De seguida, configure o Assistente Google. O Assistente Google permite executar comandos de voz na box. Se partilhar dados pessoais da conta Google, a box poderá também aceder a informações pessoais (a eventos de calendário, dados de pagamento).
5. Escolha as opções de acordo com a sua preferência.
6. A Android TV da NOS está configurada. Pode agora aceder à App NOS TV. Após autenticação com a sua rede de casa, tem acesso à TV da NOS.
Se tiver dificuldade em aceder à NOS TV, consulte o artigo Não consigo usar a App NOS TV.
Se tem uma box Iris, verifique as instruções abaixo e siga os passos de instalação.
Se ainda não o fez, desinstale a sua box seguindo os seguintes passos:
1. Desligue a box antiga da tomada de eletricidade e retire o cabo da box.
2. Confirme se a sua televisão tem uma entrada HDMI. Caso tenha, retire o cabo SCART que liga a box à televisão, dos dois equipamentos.
Caso não tenha, mantenha este cabo ligado à televisão e desligue-o apenas da box.
3. Retire o cabo de sinal da box e mantenha o cabo ligado à tomada de TV.
1. Ligue o cabo de sinal que está ligado à tomada de TV à box Iris.
2. Ligue a box Iris à televisão com o cabo HDMI ou com o cabo SCART que manteve ligado à sua televisão.
3. Ligue a box à tomada de eletricidade com o cabo de alimentação.
1. Ligue a televisão no botão ON da TV ou com o comando da televisão.
2. No comando da televisão, carregue no botão input/source/AV e escolha a opção HDMI.
3. Coloque as pilhas no comando da sua box Iris.
4. Espere uns minutos enquanto a box inicia e a seguir, para terminar a instalação, siga as instruções que aparecem no ecrã da televisão.
Devolva a box antiga
Entregue a sua box antiga com o cabo com transformador nos 30 dias seguintes à instalação do novo router, numa loja NOS. Consulte as lojas NOS disponíveis para devolução do seu equipamento.
Em alternativa ligue-nos para combinarmos uma recolha gratuita na morada que nos indicar.
Se 30 dias após ter recebido a nova box não tiver feito devolução da antiga, a box antiga será cobrada como box adicional.