No âmbito do programa BCM - Business Continuity Management, a NOS possui processos específicos para garantir a continuidade das operações críticas e dos serviços de comunicações prestados aos seus Clientes, incluindo também Planos de Gestão de Crise para cenários de falhas técnico-operacionais ou outros com impacto nos Clientes e na reputação da marca.
Os processos de gestão da Continuidade de Negócio abrangem as instalações, as infraestruturas de rede e as atividades mais críticas que suportam o Cliente e os serviços de comunicações, para os quais a NOS desenvolve estratégias de resiliência, planos e ações de continuidade, e procedimentos de gestão de incidentes/crise. Os processos de continuidade podem estar periodicamente sujeitos a análises de impacto e de risco, bem como a auditorias, testes e simulações.
A NOS tem vindo também a desenvolver a articulação com entidades oficiais externas para cenários de catástrofe, proteção de infraestruturas críticas e comunicação em crises, incluindo-se neste âmbito a colaboração com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Consulte a Política de Continuidade de Negócio da NOS.
Adotamos as melhores práticas na Gestão da Continuidade de Negócio
A NOS adota os standards internacionais e as boas práticas relativas à gestão da Continuidade de Negócio para o desenvolvimento da Metodologia de Gestão da Continuidade de Negócio.
Os principais referenciais adotados pela NOS são:
- BCI - Business Continuity Institute | Good Practice Guide
- ISO - International Organization for Standardization | ISO 22301 Societal Security- Business Continuity Management Systems – Requirements.
- ISO - International Organization for Standardization | ISO 27001 Information Security Management System
A nossa organização foi a primeira em Portugal a obter, desde 2006, a certificação na norma ISO 27001 - Sistema de Gestão da Segurança da Informação (Information Security Management System - ISMS).
A norma ISO27001 contempla um domínio dedicado à Gestão da Continuidade de Negócio (BCM - Business Continuity Management) e existem objetivos de controlo da NOS que determinam a definição de BCPs (Business Continuity Plans) para os processos de negócio âmbito da certificação.
Consulte as certificações obtidas pela NOS.