O projeto
A NOS tem como ambição contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais digital, em que o acesso à tecnologia é democrático e não deixa de fora as camadas mais vulneráveis da sociedade.
O Projeto ZER01 nasce de uma parceria com a ENSICO, e tem como objetivo levar o ensino da computação a crianças e jovens em todo o país.
A computação é um corpo de conhecimento, independente do uso de máquinas, que permite desenvolver o pensamento lógico, a capacidade de resolução de problemas, e estimular a criatividade.
No ano letivo de 2024/2025 este projeto vai chegar a 2500 alunos do 1.º ao 3.º ciclos.
As Escolas
O Projeto ZER01 está presente em 8 municípios, de Norte a Sul do território nacional, com especial incidência em regiões do interior e em escolas em comunidades de maior vulnerabilidade.
Douro
- Escola de São João da Pesqueira
- Escola de Trevões
- Escola de Ervedosa do Douro
- Escola de Paredes da Beira
- Escola de Castanheira do Sul
São Domingos de Rana
- Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
Gondomar
- Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa
- Escola Básica de Atães
- Escola Básica de Gens
- Escola Básica de Jancindo
- Escola Básica do Outeiro
- Escola Básica de Atães
Arcos de Valdevez
- Escola Básica 23/S Arcos de Valdevez
- Escola Básica do Padre Himalaya
- Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão
- Escola Básica Prof. António Melo Machado
Vila do Conde
- Escola Secundária D. Afonso Sanches
Mirandela
- Escola Básica do Fomento
- Escola Básica Luciano Cordeiro
- Escola Básica do Convento
- Escola Básica de Pereira
- Escola Básica dos 1.º e 2.º Ciclos de Torre de Dona Chama
Bragança
- Escola Básica e Secundária Miguel Torga
Monção
- Escola Básica da Estrada
- Escola Básica de Pias
- Escola Básica de Vale do Mouro
- Escola Básica José Pinheiro Gonçalves
Porquê a computação?
Jovens capazes de “pensar computacionalmente”, estarão mais bem equipados e preparados para conceber, compreender e usar tecnologias baseadas em computadores, hoje e no futuro.
Computação é a disciplina que permite explorar o poder das máquinas, perceber a sua linguagem e como funcionam. O pensamento computacional gera sinergias imediatas com disciplinas estruturantes como o português e a matemática, resultando na melhoria do desempenho escolar dos alunos.
Para além de contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais, aumenta o sentimento de excelência e as capacidades de cada um, e contribui para a igualdade de oportunidades dos jovens no futuro.
O ensino da computação às crianças e jovens em idade escolar é uma oportunidade única para causar impacto no sucesso e inclusão das novas gerações.
A ENSICO
A ENSICO é uma Organização Não Governamental que estimula o desenvolvimento do pensamento computacional junto dos jovens, ajudando-os a atingir os seus objetivos académicos e pessoais e promovendo a sua plena integração na sociedade. Promove uma formação orientada para um pensamento estruturado, adaptado ao mundo digital, proporcionando melhores níveis de atenção, clareza de raciocínio e espírito critico na interpretação da realidade.
Metodologia da ENSICO
As aulas de computação promovidas ao abrigo do Projeto ZER01 são dadas com base na metodologia da ENSICO, que está alicerçada na interação, colaboração, experimentação, criatividade e evolução. O conhecimento começa por ser adquirido subliminar e indiretamente, tornando-se progressivamente mais explícito e direto à medida que os anos avançam.