Designação do projeto
ICANs - Intelligent Customer and Advanced Natural systems
Código do projeto
LISBOA-01-0247-FEDER-048958 | POCI-01-0247-FEDER-048958
Objetivo principal
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Região de intervenção
NUTS II - Lisboa
Entidades beneficiárias
NOS Inovação, S.A., Associação Fraunhofer Portugal e NOS Comunicações S.A.
Data de aprovação
19/11/2021
Data de início
08/08/2020
Data de conclusão
30/06/2023
Custo total elegível
1 126 376,88 €
Apoio financeiro da União Europeia
FEDER - 585 497,98 €
Objetivos
O setor das telecomunicações lida com uma base de clientes de vasta dimensão, cujas necessidades se encontram em constante evolução. Aliando, a este fator, o caráter altamente competitivo do setor telco, cada decisão assume um peso estratégico crucial e a existência de conhecimento especializado é, muitas das vezes, insuficiente; neste sentido, a tomada de decisões baseadas numa análise extensiva de dados é essencial para colmatar estas lacunas, assegurando uma utilização eficiente e eficaz dos recursos empresariais.
Contudo, muitas destas decisões concentram-se em módulos de Business Intelligence exclusivamente baseados em analítica descritiva, sem capacidades de Machine Learning (ML) ou com um número muito reduzido de modelos disponíveis. Desta forma, o objetivo deste projeto consiste em desenvolver uma plataforma inteligente e flexível de analítica de dados em tempo real, centrada no cliente e com funcionamento assente em cloud, dotada de capacidades de previsão e automatização no que diz respeito à qualidade do serviço de telecomunicações e serviço de experiência do utilizador, através do processamento de dados de utilização e qualidade de serviço de dispositivos NOS, assim como de sistemas e serviços de infraestrutura interna.
A plataforma será testada em três casos de utilização inovadores:
- Use Case #1: Conversação natural com o assistente ICANs nas lojas físicas da NOS;
- Use Case #2: intelligent software para software rollouts;
- Use Case #3: policy-based networking slicing para dispositivos IoT. A estratégia passa por utilizar a solução ICANs como uma ferramenta inteligente de desempenho meta-analítico, associando a mesma ao conhecimento existente em termos de Programação Neurolinguística (PNL) e ML de forma a tirar partido das necessidades que se encontram por satisfazer no mercado de telco-AI.
Cofinanciado por: