Designação do projeto
RAID.Piracy - AI for Content Protection
Código do projeto
LISBOA-01-0247-FEDER-046964 | POCI-01-0247-FEDER-046964
Objetivo principal
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Região de intervenção
NUTS II - Lisboa
Entidades beneficiárias
WeDo Consulting - Sistemas de Informação, S.A., Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e We Do Consulting e NOS Technology - Conceção, Construção e Gestão de Redes de Comunicações, S.A.
Data de aprovação
19/07/2021
Data de início
01/01/2021
Data de conclusão
30/06/2023
Custo total elegível
1 257 933,39 €
Apoio financeiro da União Europeia
FEDER - 705 599,97 €
Objetivos
O projeto RAID.PIRACY propõe um paradigma radicalmente inovador, assente numa nova solução que promova a mitigação efetiva da distribuição ilícita de conteúdos. A este nível, será desenvolvida a primeira solução a nível global que não se sustenta em tecnologias de Fingerprinting/Watermarking para a identificação de distribuição ilegal de conteúdos, estruturando-se, ao invés, integralmente numa arquitetura de modelos de Inteligência Artificial aplicados à análise e processamento de imagem, de áudio e de linguagem natural, possibilitando, assim, a deteção automática e inteligente do conteúdo específico retransmitido ilicitamente, independentemente da sua fonte.
A solução em apreço incorporará ainda um pioneiro modelo preditivo de self-learning, potenciando a otimização de um contínuo feedback loop de conhecimento e de contextualização entre homem-máquina. Adicionalmente, será promovida a aplicação de inteligência artificial no contexto das componentes (i) de rastreamento automático e eficiente de conteúdos suspeitos presentes em multiplataformas (AI web crawler) e (ii) de interação automática e contextualizada (conversational AI) com infratores (Human-Machine-Human) e entidades (Machine-Machine) para a evidenciação e reclamação automática, simulando e dispensando a intervenção humana nestes processos.
Atento exposto, a solução a desenvolver, assegurará a total automatização (A-Z) dos processos de deteção, evidenciação, reclamação e sustentação das subsequentes ações de cancelamento/bloqueio/remoção de conteúdos distribuídos ilicitamente por IPTV. Deste modo, será obtida uma solução anti-piracy eficiente, escalável, abrangente e adaptativa, que poderá ser adquirida e utilizada por operadores de Telco e Content Providers sem necessidade de investimento específico em hardware e de equipas dedicadas a processos administrativos para gestão do processo.
Cofinanciado por: