O aquecimento global e a criação de um ecossistema saudável são temas muito atuais e importantes, que têm levado à crescente preocupação das empresas em adotar estratégias que tornem os seus negócios energeticamente eficientes. Fique a conhecer algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a tornar-se não só mais eficiente, mas também a reduzir os custos de energia.
A redução dos custos de funcionamento entre os escritórios mais eficientes e os menos eficientes pode atingir dos 40% aos 75% - International Energy Agency
Utilize apenas o que precisa
É importante desligar sempre os equipamentos de que não precisa, sejam eles monitores, impressoras ou até as luzes de divisões que não estão em utilização. Isto aplica-se também às “luzes de standby” de computadores ou monitores.
Segundo um estudo realizado pelo governo britânico “cerca de metade do consumo de eletricidade das empresas ocorre fora do horário normal de funcionamento”.
Escolha equipamentos energeticamente eficientes
Caso necessite de equipar ou renovar o seu escritório, procure utilizar equipamentos que sejam mais eficientes, ou seja, que utilizem a menor quantidade de energia possível. Para além disso, procure trocar as suas lâmpadas tradicionais por iluminação LED e pondere eliminar os interruptores favorecendo a instalação de sensores de movimento.
Ajuste o aquecimento
Mantenha a temperatura interior do seu escritório bem regulada, evitando programar os equipamentos para temperaturas demasiado elevadas. Para além disso, é importante evitar utilizar o aquecimento em períodos durante os quais existem poucos ou nenhuns clientes e trabalhadores no escritório, devendo optar por programar os equipamentos para funcionar em períodos de maior afluência.
Reveja a sua tarifa de energia
Se há muito que não analisa a fatura da luz do seu escritório, então pondere fazer uma profunda revisão dos números, verificando se a sua tarifa energética se adequa às necessidades. Pode ainda optar por trocar de fornecedor de energia e procurar uma empresa com uma oferta mais adequada às suas necessidades.
Ao aplicar as sugestões acima indicadas, as empresas poderão melhorar a eficiência energética dos seus estabelecimentos, bem como reduzir os seus custos, para que possam poupar nas futuras faturas da luz.
(Crédito da Imagem: Julia Ardaran via Shutterstock, ID 1500154991)