A pandemia veio introduzir o conceito do teletrabalho ao mercado de trabalho, oferecendo às empresas soluções de recrutamento mais diversas e dando aos trabalhadores novas oportunidades de acesso a carreiras profissionais de sonho. Apesar da pandemia já ter chegado ao fim, 2023 continua a ser um ano de crescimento para a teletrabalho em Portugal.
Estas são as principais razões pelas quais o teletrabalho continua a ser uma mais valia em 2023.
Uma maior flexibilidade
Através do trabalho remoto os profissionais poderão trabalhar a partir de qualquer lugar, oferecendo-lhes uma maior flexibilidade. Esta flexibilidade permite-lhes personalizar a experiência de modo a que consigam obter melhores resultados profissionais.
Maior satisfação do trabalhador
Os profissionais em teletrabalho demonstram uma maior satisfação em relação à sua carreira e aos seus gestores, muito devido à autonomia, flexibilidade e a possibilidade de balançar de forma mais adequada a vida profissional e doméstica.
Crescimento na produtividade
Ainda são poucos os estudos a explorar esta temática, principalmente no que toca à experiência no nosso país. Todavia, seguindo a tendência internacional, o trabalho remoto é um forte proporcionador da produtividade.
Uma solução económica
O teletrabalho é uma solução mais económica, não só para os trabalhadores, mas principalmente para os empregadores, uma vez que não necessitam de financiar as deslocações, mas também é uma redução no custo da aquisição de espaço de escritório e na manutenção do mesmo.
Em geral, o teletrabalho demonstra ser uma mais valia tanto para os trabalhadores como para as empresas, oferecendo uma experiência mais positiva para os colaboradores e ajudando os negócios a reduzir custos desnecessários. Para além disso, o trabalho remoto exibe também benefícios para um ambiente, deduzindo as deslocações e ajudando as empresas a manter uma pegada ecológica mais verde.