À medida que as organizações expandem a sua atividade e adicionam novas tecnologias e aplicações, os "caminhos" por onde os dados viajam arriscam-se a ficar congestionados e difíceis de gerir.
Sem as ferramentas adequadas, o fluxo de informações pode sofrer constrangimentos, falhar ou comprometer a segurança. Desafios que nenhuma empresa quer enfrentar.
Para evitá-los, cada vez mais empresas estão a adotar novas soluções, como as redes SD-WAN Meraki.
Mas, afinal, o que é o SD-WAN?
O SD-WAN - Software-Defined Wide Area Network - é uma tecnologia que recorre a software para otimizar redes WAN (Wide Area Networks).
Enquanto os modelos tradicionais de redes WAN dependem de hardware específico, o SD-WAN cria uma camada virtual sobre a infraestrutura física existente. Esta camada pode funcionar sobre vários serviços de transporte de rede, como o 4G, 5G ou MPLS, e é responsável por gerir e otimizar o tráfego, independentemente do tipo de conexão utilizada.
Há alguns aspetos essenciais a reter sobre esta tecnologia:
● A rede SD-WAN é controlada por um sistema de gestão centralizada - o controlador SD-WAN - que permite configurar, monitorizar e implementar políticas de rede em todos os dispositivos, de forma remota;
● As políticas definidas determinam como o tráfego será distribuído na empresa. Assim, aplicações e softwares mais importantes têm prioridade, garantindo que as tarefas essenciais não são afetadas pelo congestionamento da rede;
● A rede SD-WAN percebe os requisitos de cada aplicação (como largura de banda, latência ou segurança) utilizada pela empresa e determina o melhor caminho para o tráfego, otimizando o desempenho.
Quando é que faz sentido utilizar o SD-WAN Meraki?
Existem diversas situações em que a incorporação de uma rede SD-WAN Meraki pode ajudar as empresas a elevar os níveis de produção. Este sistema pode ser benéfico, se a sua empresa:
Tem várias filiais e precisa de otimizar a comunicação com a cloud
No modelo tradicional de redes, os dados entre as filiais passam por vários pontos intermediários antes de chegar à cloud, o que pode resultar em atrasos e comprometer a performance da rede.
O SD-WAN Meraki resolve este problema ao proporcionar uma rota mais direta para as aplicações na cloud. Melhora-se, deste modo, a velocidade e a eficiência da comunicação entre as filiais e a cloud.
Utiliza várias plataformas em cloud para diferentes funções (multicloud)
Cada vez mais, as empresas utilizam várias plataformas na cloud para responder às suas necessidades de negócios. Por exemplo, podem usar uma cloud para armazenar dados, outra para executar aplicações específicas e uma terceira para análises avançadas. Estas múltiplas plataformas precisam de comunicar de forma eficiente e segura, o que pode ser um desafio em redes tradicionais.
As soluções SD-WAN Meraki facilitam essa integração, proporcionando uma conectividade resiliente e a necessária segurança em redes informáticas.
Tem filiais em diferentes regiões ou países
Com o uso de sistemas de controlo centralizado e automação, as empresas podem criar ligações eficientes entre diferentes filiais e regiões.
Isto significa que, independentemente da localização geográfica, todas as filiais e colaboradores podem estar interligados como se fizessem parte de uma única rede.
Utiliza diferentes aplicações com requisitos de desempenho distintos
Cada aplicação pode ter diferentes necessidades de desempenho e segurança. Por exemplo, uma videoconferência exige alta velocidade e estabilidade, enquanto o acesso a um ficheiro pode ser menos prioritário. Para lidar com estas diferenças, as empresas devem criar regras que determinem como e por onde o tráfego da rede deve fluir.
Com o SD-WAN Meraki, isso é feito de forma centralizada. Em vez de configurar individualmente cada dispositivo na rede, as empresas definem políticas globais para toda a infraestrutura. Estas políticas podem ser ajustadas de forma rápida e simples, poupando tempo e reduzindo erros.
Se a sua empresa depende de SLA para garantir a qualidade dos serviços
Os Acordos de Nível de Serviço (SLAs) são contratos formais entre uma empresa e os seus provedores de serviços (por exemplo, fornecedores de Internet ou serviços em cloud), onde são definidos os padrões de desempenho e os tempos de resposta esperados.
A tecnologia SD-WAN Meraki permite que os gestores de rede especifiquem e monitorizem os SLAs para diferentes aplicações de forma automática e em tempo real. Ou seja, a empresa pode definir regras claras para garantir que certas aplicações tenham prioridade na rede, especialmente aquelas que são essenciais para os negócios.
É o seu caso? Conheça os benefícios do serviço NOS SD-WAN Meraki
Se pretende tornar a rede do seu negócio mais eficiente, o serviço NOS SD-WAN Meraki é a solução certa. Com esta solução pode:
● Ligar todas as filiais e escritórios de forma segura. Independentemente da localização dos seus colaboradores, estes podem aceder às aplicações na cloud e arquivos armazenados nas pastas da empresa de forma 100% segura;
● Ter a flexibilidade desejada. A NOS SD-WAN Meraki oferece uma implementação quase imediata e pode ser ajustada conforme o crescimento ou as mudanças do seu negócio. A capacidade de escalar rapidamente é uma vantagem, especialmente quando a empresa está em expansão;
● Reduzir a equipa de Tecnologias da Informação. A gestão de rede através do NOS SD-WAN Meraki é centralizada e realizada pela própria NOS. Isto significa que não é necessário ter uma equipa interna dedicada exclusivamente a gerir a rede, permitindo que se concentre noutras tarefas mais estratégicas;
● Sentir-se mais seguro. A integração de uma firewall avançada dentro da rede ajuda a proteger os dados e as comunicações da empresa contra ciberameaças. Com a implementação de serviços de cibersegurança de baixo custo e fácil implementação, a solução proporciona uma rede segura e confiável, essencial para proteger informações sensíveis e garantir a continuidade dos negócios.
Está na hora de modernizar a sua estrutura de rede empresarial? Conheça a solução SD-WAN Meraki e comece hoje a transformação digital da sua empresa.