Em 2023 o marketing continuou a adotar as estratégias mais tradicionais, como as redes sociais e vídeos, mas deu também as boas-vindas ao poder da nova tecnologia com a introdução de ferramentas poderosas de Inteligência Artificial. Em 2024 esta evolução não irá ficar esquecida, prometendo deixar a sua marca entre as empresas de todo o mundo.
Estas são as principais tendências de marketing de 2023 que prometem regressar em força em 2024.
Influencers e redes sociais
O poder das redes sociais (Facebook e Instagram) e dos influencers que nelas habitam vai continuar a ter um grande impacto na forma como as empresas conduzem as suas campanhas de marketing. Em 2024, a aposta em parcerias com influências promete voltar a ser uma fonte de lealdade por parte de muitos consumidores.
Ferramentas de AI
O crescimento e popularização da Inteligência Artificial promete continuar a deixar a sua marca em 2024, levando muitas empresas a adotar ferramentas de AI para a criação das suas campanhas, seja através da criação de textos criativos, imagens atrativas ou vídeos cativantes.
Marketing audiovisual
Os livestreams e os vídeos em geral têm um impacto muito grande nas campanhas de marketing das empresas, principalmente com o crescimento de redes sociais direcionadas a este tipo de media como o Instagram e TikTok.
Marketing com mensagem
Com as novas gerações a tornar-se cada vez mais resilientes às formas tradicionais de marketing, muitas empresas começam a apostar em campanhas direcionadas a um objetivo comum com o consumidor. Desde a luta contra as alterações climáticas, a desflorestação, ou os sem-abrigo, as novas gerações sentem-se mais atraídas pelas iniciativas com benefícios sociais do que pelos produtos em si.
A mais recente tecnologia, vídeo e as redes sociais continuam a ser as ferramentas mais comuns para o marketing das empresas, demonstrando uma tendência de crescimento que parece não perder influência entre os consumidores.