Nos dias que correm, os smartphones já começam a ser considerados uma ferramenta de trabalho vital para muitas empresas, mas com o avançar dos anos, o seu impacto começa a ser notado também no quotidiano dos consumidores.
Segundo um estudo realizado pela Klarna, em 2023, 26% dos portugueses têm realizado compras online pelo menos uma vez por semana, este é um crescimento notável de 4% desde o último trimestre do ano passado.
O rejuvenescer das gerações
As gerações mais jovens, como a Gen Z e Millennials, são os principais responsáveis por este crescimento, tendo demonstrado um favoritismo pela conveniência de plataformas online para realizar as suas compras do dia-a-dia.
Um comércio social
Em Portugal, a principal plataforma de comércio digital é o Instagram, chamando à atenção de 57% dos consumidores; seguindo-se do Facebook, Youtube e TikTok.
Esta tendência de compras online via redes sociais está a levar a uma transição de consumo, uma vez que o computador é cada vez menos a ferramenta de escolha para estas operações, começando a destacar-se o smartphone como solução ideal, levando a que 53% dos portugueses já realizem compras através do dispositivo móvel.
Esta tendência de mercado demonstra uma evolução orgânica no consumo da sociedade portuguesa, levando a que comece a ser cada vez mais importante apostar na criação de ofertas online e em plataformas acessíveis e otimizadas à navegação via smartphone.