Na hora de desenhar a sua estratégia de marketing, o provável é que vá precisar de imagens ilustrativas, tanto do produto (podendo ser tiradas e editadas por si), como de pessoas genéricas em diversas situações. Afinal, o conteúdo visual é fundamental para uma boa campanha. No entanto, onde pode ir buscar essas fotografias ou ilustrações? O Google está repleto de opções, contudo, é fundamental perceber o que são direitos de autor, como funcionam, e porque os deve respeitar.
O que são direitos de autor?
Quando cria uma música, um livro, uma fotografia ou qualquer outro produto, ele está protegido pelos direitos autorais do país onde se encontra - neste caso, Portugal. A sua função é a de garantir que ninguém angaria receita usando o seu trabalho sem autorização. Após um prazo mínimo de 50 anos, os direitos podem cessar, tornando o produto de domínio público, como previsto pela Convenção de Berna. Por exemplo, a imagem do Steamboat Willie (antecessor do Mickey), criada em 1928, tornou-se domínio público em 2024. Isto significa que qualquer pessoa pode utilizar a sua imagem.
É uma questão moral e legal
Usar uma imagem ou um vídeo sem permissão do criador é uma questão moral e legal. Moral, uma vez que, sabe que está a utilizar o trabalho de outra pessoa sem o seu consentimento, possivelmente até para conseguir receita em cima dele. Legal, pois os direitos autorais estão protegidos por lei, podendo ocorrer em multas.
Que imagens e vídeos pode usar?
Existem duas opções na hora de escolher uma imagem ou vídeo para o seu site profissional, loja online, ou redes sociais: domínio público ou direitos de uso. Evite procurar no Google e pesquise diretamente nas dezenas de plataformas dedicadas ao assunto.
Domínio Público: Espaços como o Pexels, o Pixabay ou o Unsplash disponibilizam imagens e vídeos de uso gratuito. Em cada imagem terá o nome do autor, normalmente junto de um símbolo de copyright (©), de um ID, e de um alerta de “free use”. As imagens e vídeos aqui apresentados podem ser usados em campanhas sem problema, sendo apenas aconselhado (não obrigatório), que credite o nome do autor em algum sítio (por exemplo, como uma pequena marca de água na imagem ou na legenda da mesma). As principais desvantagens são a falta de variedade e o facto de existirem tópicos para os quais não há resultados.
Imagens Profissionais: Se procura uma imagem mais profissional e com maior variedade, pode recorrer a plataformas como o Getty ou o Shutterstock. Aqui encontrará planos à medida da sua empresa, consoante a quantidade, qualidade e fim (lucrativo ou não lucrativo), das imagens. O ideal é creditar os autores também nestes casos, sendo que em alguns será obrigatório, dependendo da indicação.
Tire as suas fotografias
Equipamentos como o Samsung S24, o iPhone 15 e o Xiaomi 14 possuem boas câmaras fotográficas. Já não é preciso investir numa Canon ou Nikon profissional para criar bom conteúdo para o seu site e redes sociais. Se o seu smartphone estiver à altura, experimente criar as suas imagens com a equipa e os produtos. Além de ser uma ideia para os quais não são precisos muitos recursos, alimenta uma ligação mais próxima com o cliente.
Enquanto PME deve ter atenção às imagens e vídeos que utiliza nas suas campanhas e até artigos. Procure plataformas gratuitas como o Pexels ou invista em espaços como o Shutterstock e garanta não apenas a qualidade da imagem, como também a autorização para usar dito produto.
(Crédito da Imagem: cottonbro studio via Pexels, ID: 3584994)