Este é o canal de venda mais usado em Portugal - NOS Blog

Este é o canal de venda mais usado em Portugal - NOS Blog
26
set
2024
Marketing Digital
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
03 out 2024

Num período pós-pandemia o canal de venda mais usado em Portugal já não é o retalho. Descubra qual é e como este pode maximizar o seu negócio.

Quando a internet deu os seus primeiros passos, a compra online era perigosa e a maioria da população evita-a. O risco de furto de dados era grande, uma vez que, as plataformas ainda não sabiam bem o que era o cibercrime, a população não tinha um acesso tão abrangente à rede ou a computadores, e os próprios negócios não investiam neste canal.

Contudo, muito mudou nos últimos 20 anos. Apesar das ameaças continuarem, as empresas investem agora em sistemas de cibersegurança que impedem o furto de dados dos clientes. Estes sistemas passam por antivírus nos computadores das empresas, até serviços mais complexos de cloud. A internet também já abrange todo o país e os computadores fazem parte de todos os agregados familiares, sendo através da tradicional torre, do portátil ou até dos dispositivos móveis. Assim, só faltava à população aderir a este novo modelo de compra e venda.

Se os números já tinham vindo a subir nos últimos anos, a pandemia acelerou o processo e os estudos mais recentes mostram que a loja física está agora em segundo lugar. Elaborado pela EY Portugal, o “Omnichannel Maturity Index 2022” colheu dados de 39 retalhistas, incluindo canais de venda, base de dados de clientes, gestão de feedback, cultural organizacional, gestão de distribuição, gestão de marketing e gestão de vendas.

Os resultados mostram que 93% dos inquiridos afirma que o website continua a ser o canal de venda mais utilizado pelos seus clientes. Curiosamente, as redes sociais estão ainda aquém do que se esperava, ficando em terceiro lugar, seguindo-se à loja física. É importante salientar que 85% dos participantes afirmam usar mais do que um canal de venda.

O uso de plataformas digitais como o website ou a aplicação, oferece outra vantagem: a recolha de informações sobre quem o visita, permitindo-lhe perceber tendências, produtos populares, produtos mais desejados, entre outros índices essenciais. 

Se ainda não possui um website, 2024 é a altura perfeita para se aventurar neste mundo. Soluções profissionais como o NOS Sites Pro disponibilizam-lhe tanto o software, quanto a equipa de especialistas que o irá ajudar nesta transição, simplificando o processo.

 

 

Soluções recomendadas
Conheça as soluções NOS Empresas relacionadas com o tema deste artigo que podem ajudar o seu negócio a crescer
NOS Central Pro

Solução telefónica profissional que garante a boa gestão de todas as comunicações da empresa e que inclui novas funcionalidades de produtividade do negócio, promovendo uma maior proximidade com os clientes

Wi-Fi Pro

Solução de wi-fi para negócios que oferece maior cobertura e força de sinal, bem como uma app dedicada para gestão do wi-fi da empresa de forma simples e intuitiva

Wi-Fi Pro Plus

Wi-Fi de alta performance com implementação e gestão simplificadas, garantindo a conetividade e o desempenho de que o seu negócio precisa​​