IA Generativa: Cibersegurança e outras tendências - NOS Blog

IA Generativa: Cibersegurança e outras tendências - NOS Blog
17
fev
2025
Inteligência Artificial
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
17 fev 2025

Descubra as tendências de Inteligência Artificial Generativa e como podem fazer a diferença na sua PME, desde o crescimento económico à cibersegurança.

Do crescimento económico à cibersegurança, estas são as tendências de Inteligência Artificial Generativa, ou IA Generativa, para este ano.

A inteligência artificial continua a ser um tópico de discussão e uma tecnologia que se continuará a espalhar pela vida pessoal e profissional de milhões de pessoas em todo o mundo. Contudo, um dos seus derivados é especialmente importante para as PME - a inteligência artificial generativa. 

Este tipo de tecnologia nasce na década de 1960 com o aparecimento dos primeiros chatbots mas é em 2014, com o desenvolvimento dos GAN (Generative Adversarial Networks), que dá o grande salto. A partir deste momento, a IA é capaz de criar imagem, texto, vídeo e grafismos de alta qualidade numa questão de segundos, e plataformas como o ChatGPT são exemplos perfeitos disso.

Atualmente, mais de dois terços das empresas europeias já utilizam algum tipo de solução baseada em IA e há portugueses entre elas. Por exemplo, o Ministério da Justiça criou um serviço de apoio ao cidadão com a ajuda do ChatGPT. Já os CTT apresentaram ao país Helena, um chatbot para atendimento ao cliente, o mesmo tipo de tecnologia que os utilizadores podem encontrar no Fórum NOS.

Deste modo, importa perceber qual o presente e o futuro imediato da inteligência artificial generativa. Neste artigo poderá ficar a par das grandes transformações que o esperam, e compreender como a IA pode fazer a diferença na sua PME.

O crescimento económico proporcionado pela IA Generativa

Mais de 70% das empresas já usam inteligência artificial e, de um modo geral, cada 1 dólar investido traduz-se num retorno de 3.5x. Este aumento deve-se a vários fatores, incluindo:

  • Melhor produtividade das equipas, através de ferramentas de comunicação e de análise que lhes permite resolver problemas mais depressa;

  • Melhor atendimento ao cliente, com centrais de contacto em tempo real e capazes de guiar o consumidor de forma eficaz e rápida, personalizando a sua experiência;

  • Uma cibersegurança reforçada, com a inteligência artificial a ser capaz de detectar intrusos e proteger tanto a informação dos clientes, como a da empresa;

  • Simulações que eliminam processos redundantes, encontrando as melhores cadeias de trabalho;

Monitorização das tendências, garantindo que se mantém à frente da concorrência e sempre ao encontro do que mais desejam os consumidores.

O acompanhamento dos assistentes virtuais

Segundo dados da Microsoft, 57% do tempo das equipas é dedicado a tarefas administrativas, comuns mas indispensáveis, como a elaboração de relatórios ou a gestão de e-mails, deixando apenas 43% do tempo para tarefas criativas e que vão realmente auxiliar a evolução da sua empresa.

Para combater este problema, a Microsoft apresentou o Copilot, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para apoiar todo o tipo de profissionais, desde a eliminação de e-mails, à criação de apresentações powerpoint ou à produção de relatórios que podem depois ser adaptados ou complementados pelo usuário - tudo sendo preciso apenas alguns inputs básicos.

A pesquisa interativa e a criação instantânea de imagens ou vídeos

Outro exemplo prático que vai mudar o seu dia-a-dia é o Bing Chat, também encontrado no Copilot. Esta ferramenta permite ao utilizador falar com um chatbot, via voz ou texto. Ele recebe a questão e retorna a resposta de forma prática e rápida. E porque não criar uma imagem? Basta fornecer um input ao Bing Chat, por exemplo, “um presente de Natal com um smartphone” e o programa irá criar uma imagem que pode utilizar.

Uma tecnologia para todos, em todo o lado (LLMs e SLMs)

Os LLMs, ou Large Language Models, são ferramentas que usam texto e outro conteúdo para treinar uma network que, por sua vez, é utilizada para gerar texto, imagens ou vídeos. Por exemplo, o ChatGPT utiliza o LLM chamado GPT-4. Ele armazena informação que depois, através do ChatGPT, usa para fornecer o utilizador com as respostas que pretende.

Tecnologias como esta tendiam no passado a estar reservadas a grandes empresas, havendo no máximo acesso por parte de médias empresas em crescimento. Contudo, o facto de podermos aceder aos LLMs via cloud, permite aceder a infraestruturas maiores e escaláveis, bem como a modelos em open-source que podem ser manuseados por todos. Por exemplo, o Microsoft Azure já possui várias ferramentas que ajudam PMEs neste sentido.

  • Por outro lado, atualmente temos também acesso aos SLMs (ou Small Language Models) que, apesar de serem menos sofisticados, são ideais para pequenas empresas e podem ser encontrados em serviços como o Microsoft Azure.
  • IA Generativa e o avanço na cibersegurança
  • Era impossível falar de IA Generativa sem mencionar a sua importância para a cibersegurança das empresas. Nunca houve tantos ataques, nem tantas formas diversificadas de ataques. O simples phishing, que ainda é muito prevalente, foi ultrapassado por processos mais complexos e perigosos como o ransomware, onde os seus dados são feitos reféns. Os vírus que tornavam o seu computador mais lento, são agora capazes de destruir toda a infraestrutura em segundos ou minutos. A espionagem empresarial também nunca foi tão comum, facilitada por passwords fracas ou escritas num papel deixado na secretária de um colega que confia em quem o rodeia. Ainda que o cuidado humano seja fundamental, treinando a sua equipa para estar atenta a possíveis ciberataques, não deve descurar as vantagens proporcionadas pela IA Generativa, aliada a tecnologias como o Machine Learning (capaz de analisar dados em grande escala) e a Automatização. Por exemplo, a inteligência artificial consegue analisar os acessos da sua empresa e detetar, ou até mesmo prevenir, acessos indesejados. Quando detetada uma ameaça, a IA pode reagir imediatamente, bloqueando o invasor ou protegendo os dados.
  • Sustentabilidade e um mundo mais verde

    Se as suas preocupações se prendem ainda com a sustentabilidade de tecnologias como a IA Generativa, a realidade é que esta não é apenas relativamente verde, como permite avanços na agricultura e em outras áreas focadas na proteção e preservação do planeta. Claro, existem emissões associadas à criação de tecnologias de IA, na produção de computadores e servidores que as correm. Contudo, muitas das empresas já dependem de energias renováveis e, além disso, a própria inteligência artificial está a ter um grande impacto na pesquisa e no desenvolvimento de modelos modernos mais verdes e sustentáveis.

 

 

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