5 áreas de desenvolvimento essenciais à IA Generativa

5 áreas de desenvolvimento essenciais à IA Generativa
25
set
2024
Inteligência Artificial
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
03 out 2024

A inteligência artificial generativa está a expandir-se e nasce uma necessidade de desenvolvimento nunca antes visto. Saiba quais as áreas essenciais.

A inteligência artificial generativa (IA Generativa) tem dado grandes passos nos últimos anos, inclusivamente nos últimos meses. Com exemplos como o ChatGPT ou o AI Art Generator, este tipo de tecnologia usa a IA para criar conteúdo como texto, imagem ou música, numa questão de segundos, e as suas vantagens são variadas, especialmente para as PME. No entanto, esta revolução traz consigo a necessidade de um desenvolvimento específico e que abriu portas a novas áreas de trabalho, essenciais à continuação desta novidade.

Uma infraestrutura nova e rápida

O primeiro ponto a ser desenvolvido é naturalmente a infraestrutura que irá suportar esta tecnologia. Os centros de dados terão de ser atualizados, e o hardware e o software terão de ser novos. A grande vantagem, é o facto desta navegar pela cloud, o que significa uma redução nas emissões de carbono, transformando-se assim numa tecnologia verde e acessível a todos.

Uma melhor aprendizagem

A IA é tão boa quanto a sua programação, e gerar uma resposta humana ultra rápida que não pareça artificial, é um dos maiores desafios desta área de desenvolvimento. Assim, é natural o aparecimento de novas empresas, focadas na aprendizagem de todos os temas possíveis, desde criação de software, a psicologia, história, linguística, literatura, ciência, e muito mais.

Criação de aplicações

Tanto as clouds como as aplicações irão incorporar a inteligência artificial generativa, permitindo que esta tecnologia se expanda a todas as áreas comerciais e profissionais. Isto será feito tanto através de processos gerais que todas as aplicações usem, como a elementos personalizados e feitos a pensar na sua empresa específica.

Modelos mais transparentes

A expansão da AI Generativa irá culminar no aparecimento dos mais diversos modelos, oferecendo todo o tipo de serviço, transparência, tamanho, rapidez, versatilidade, entre outros. Optar pela escolha certa dependerá das suas necessidades.

Maior incorporação de dados

Outro objetivo da AI Generativa é o processamento de dados das empresas, incluindo gerir dados novos, novos tipos de dados, e volumes gigantes. Esta tecnologia será ainda capaz de analisar esses dados, comunicando com outras tecnologias para lhe trazem processos novos e otimizados.

 

 

Soluções recomendadas
Conheça as soluções NOS Empresas relacionadas com o tema deste artigo que podem ajudar o seu negócio a crescer
Microsoft 365

Conjunto de soluções de produtividade e colaboração Microsoft para ajudar na gestão da empresa

Google Workspace

Conjunto de aplicações de produtividade Google que permitem comunicar e colaborar entre equipas