Os últimos anos têm visto uma grande expansão das redes 5G, com a vasta maioria das empresas a adoptar esta rede para melhorar as comunicações profissionais.
No entanto, muitos ainda exibem algum ceticismo em relação às capacidades desta nova tecnologia. Como tal, está na hora de conhecer quais são as principais diferenças que separam estes dois tipos de redes móveis.
Em 2023, estima-se que existam 1,9 mil milhões de subscrições de quinta geração (5G) em todo o mundo. Prevê-se que este número aumente para 2,8 mil milhões em 2024 e para 5,9 mil milhões em 2027. - Statista
Segurança superior
A rede 5G oferece aos consumidores uma tecnologia mais prática e segura do que aquela proporcionada pelo sinal de 4G. Com uma encriptação estável, os utilizadores podem realizar transações e comunicações de forma segura, com um menor risco de falha ou de perda de dados.
Redução de latência
A diferença central entre a rede 4G e a 5G está na capacidade que esta nova rede tem em reduzir o tempo de resposta entre os comandos dos utilizadores e dos servidores. Enquanto com a rede 4G a latência manifesta-se entre os 60 milissegundos (ms) e os 98 ms, o 5G é capaz de produzir comunicações com menos de 5 ms de resposta.
Velocidades mais elevadas
Tendo como base a latência reduzida, os sistemas de 5G oferecem ainda aos consumidores velocidades de download superiores, permitindo o rápido download de documentos. As redes 4G alcançam números próximos dos 1 Gbps, enquanto a rede 5G atinge velocidades até aos 10 Gbps.
Redução das Estações de transmissão
Tanto a tecnologia 4G como a tecnologia 5G utilizam sinais transmitidos a partir de antenas de transmissão. No entanto, devido à sua tecnologia compacta e melhorada, a rede 5G é capaz de transmitir sinais mais fortes a partir de células mais escassas e sem a necessidade de serem instaladas em antenas de transmissão.
Comece já a tirar proveito desta nova rede 5G com um plano móvel de grande qualidade que se adapte às suas necessidades. Desta forma, poderá usufruir das velocidades superiores da tecnologia, bem como da segurança reforçada sem dificuldades.
(Crédito da Imagem: Marko Aliaksandr via Shutterstock, ID 1291282390)