Sabia que a IDC prevê o uso de realidade virtual e de realidade aumentada em 20% de todas as reuniões até 2025? Perceba como estas tecnologias podem ajudar a sua PME.
As reuniões sempre foram uma parte constante do dia-a-dia de qualquer empresa, contudo, a forma como estas acontecem foi radicalmente alterada com a pandemia. Enquanto os encontros físicos e o cara-a-cara dominavam o mundo no passado, hoje em dia a videoconferência ganhou uma popularidade nunca vista. Dito isto, a IDC lançou uma previsão interessante e que revolucionará o modo como comunicamos com colegas, parceiros e clientes.
A International Data Corporation é uma empresa que analisa os mercados e trabalha pela transformação digital das empresas. Foi nesse âmbito que lançou um estudo sobre como a realidade aumentada e virtual serão usadas regularmente em cerca de 20% das reuniões decorrentes em 2025.
A principal vantagem do uso destas tecnologias na comunicação, é o facto de aproximar as pessoas, simulando uma interação realista e que vai para além do meramente visual - culminando em realidades imersivas.
A empresa explica ainda que as empresas irão adotar a realidade virtual e aumentada não apenas pelo desejo de melhorar a sua comunicação com a equipa, parceiros e clientes, mas também pelo facto de se quererem posicionar como negócios de vanguarda, à frente do seu tempo e em cima das últimas novidades tecnológicas.
O sucesso de plataformas género metaverso como o Second Life e o Roblox estão a popularizar este espaço digital onde as pessoas podem interagir com objetos através de óculos especiais (como o Oculus Rift) e/ou aplicações, criando uma sensação realista de que estamos a movimentarmo-nos no espaço.
Contudo, a IDC alerta para a necessidade das empresas, interessadas em usar a RA e a RV nas suas reuniões, atualizarem os seus hardwares e softwares. Além de computadores e outros aparelhos state-of-the-art, as PMEs terão também de investir numa internet rápida (como a Wi-Fi 6E ou o 5G), de forma a evitar constrangimentos naturais de uma ligação menos forte.