Estatísticas de realidade aumentada para retalho

Estatísticas de realidade aumentada para retalho
04
fev
2025
Inovação
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
04 fev 2025

A realidade aumentada já começa a exibir sinais de grande crescimento e atratividade, levando a que muitas empresas comecem a investir na sua aplicação.

A era atual introduziu ao mundo uma era ainda mais moderna e avançada do que se podia imaginar, levando a uma profunda integração de tecnologias avançadas que até há pouco tempo não passavam de ficção científica. Uma dessas tecnologias é a realidade aumentada, que tem vindo a crescer em popularidade nos últimos anos, e que a sua integração começa a expandir-se para diversas indústrias, como é o caso do retalho.

Devido à grande competitividade deste setor de mercado, muitas são as empresas que procuram modernizar-se de forma a conseguir destacar-se dos competidores ao seu redor, para tal, a adoção de tecnologias novas como a realidade aumentada é um passo revitalizante.

Descubra algumas das principais estatísticas que demonstram a importância da realidade no setor do retalho.

A realidade aumentada (AR) continua a expandir-se rapidamente, tornando-se cada vez mais integrada no nosso quotidiano. Empresas como a Apple têm investido significativamente em hardware dedicado a esta área, e as projeções indicam que o mercado global de AR atingirá aproximadamente 1.7 biliões de euros até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 45,4% durante o período de previsão. 

Além disso, os primeiros adeptos de AR entrevistados pela Ericsson esperam que o número de consumidores que utilizam dispositivos AR, como óculos de AR conectados a smartphones 5G, duplique nos próximos cinco anos. 

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de dispositivos mais acessíveis, a popularização da realidade aumentada é inevitável. Estima-se que, até 2025, o mercado dessas tecnologias atinja um patamar nunca antes visto, com um grande número de empresas e consumidores aderindo a essa tendência. 

A realidade aumentada tem o potencial de revolucionar a forma como as pessoas se comunicam, aprendem e se divertem, oferecendo experiências mais imersivas e interativas.

Adoção e Crescimento

A realidade aumentada (AR) está a expandir-se rapidamente no setor de retalho. Estudos indicam que 61% dos consumidores preferem empresas que integram AR, pois esta tecnologia ajuda a eliminar dúvidas e facilita as vendas.

Tecnologias em Despique

Embora a realidade virtual tenha recebido investimentos significativos, 70% dos investigadores tecnológicos acreditam que o mercado de AR superará o da realidade virtual, devido aos custos mais baixos em hardware.

Uma Realidade na Palma da Mão

Com o avanço da tecnologia e a modernização dos smartphones, os consumidores já não necessitam de investir em hardware especializado para uma experiência de AR. Cerca de 26% dos smartphones já integram tecnologia ARKit ou ARCore, permitindo aos utilizadores explorar esta tecnologia sem a necessidade de adquirir ou instalar software adicional.

Em países como os EUA, cerca de 83 milhões de consumidores já utilizam AR para realizar as suas compras do dia a dia, um número que tem vindo a crescer nos últimos anos e a expandir-se para outros territórios, como o Japão, onde 66% da população deseja que as lojas tradicionais invistam nesta tecnologia.  

A realidade aumentada é uma tecnologia emergente que já demonstra sinais de grande crescimento e atratividade, levando muitas empresas a investir na sua aplicação. Apesar do seu futuro promissor, alguns ainda receiam investir em AR, apesar do seu impacto positivo na competitividade e satisfação dos consumidores.