Encontro Alaian sobre Indústria 4.0 decorreu em Portugal

Encontro Alaian sobre Indústria 4.0 decorreu em Portugal
25
nov
2024
Inovação
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
25 nov 2024

Encontro Alaian em Lisboa explora o futuro da Indústria 4.0 com foco em inovação, tecnologia 5G e modernização industrial.

Teve lugar a 13 e 14 de novembro, em Lisboa, um encontro da Alaian, uma aliança composta por 10 das maiores operadoras de telecomunicações e da qual a NOS é também membro.

Este evento, que decorreu em simultâneo com a Web Summit, foi especialmente focado nas inovações da Indústria 4.0 e contou com várias sessões de informação e partilha sobre os maiores avanços tecnológicos das empresas em Portugal, bem como com visitas técnicas aos espaços da NOS 5G e de duas fábricas: da Sumol+Compal e da Recipharm.

No espaço da NOS 5G, foi possível assistir ao processo de desenvolvimento de projetos que utilizam as tecnologias pioneiras de Visão Computacional, XR, Advanced Analytics e IoT.

Já nas fábricas Sumol+Compal e Recipharm, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os processos de implementação de sistemas Manufacturing Execution Systems (MES) e soluções de digitalização NOS que estão a transformar e a otimizar a produtividade das equipas e a melhorar a eficiência operacional em chão de fábrica.

Durante os dois dias do encontro, foram apresentados os resultados dos esforços da NOS no desenvolvimento e implementação do conjunto de projetos na área da Indústria 4.0, especialmente focados na modernização das fábricas e na implementação de sistemas MES para criação de mais casos de sucesso no setor da Indústria. Foram também demonstrados os bons resultados comerciais e elevados impactos positivos para clientes B2B, através dos números concretos dos projetos NOS 5G.

Houve ainda tempo para um workshop sobre Indústria 4.0, no qual os representantes de cada organização presente partilharam estratégias, resultados e planos para o futuro do setor nos seus diferentes mercados de atuação, incluindo valores, modelos de negócios, canais comerciais, modelos de entrega/serviço, entre outras informações relevantes.

Esta iniciativa foi marcada pela participação de gigantes de telecomunicações e tecnologia internacionais, como a Telefónica, Orange, Turk Telecom, Cellnex, Omantel, TIM, KPN e Detecon, tendo sido organizada localmente pela NOS.