A Transformação Digital está aí e em bom rigor não há setor empresarial que consiga escapar às mudanças tecnológicas em curso mundialmente. Numas indústrias mais do que noutras, a verdade é que, nos últimos tempos, são muitos os desafios que as empresas têm enfrentado, fruto dos contextos económicos locais e mundiais que têm contribuído para aumentar o custo das matérias-primas ou para causar problemas nas cadeias logísticas, só para citar alguns exemplos.
A automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como a inteligência artificial, a robótica ou IoT (Internet of Things), no fundo componentes do que designamos de Indústria 4.0 (ou quarta revolução industrial), têm sido fundamentais para que, mesmo num contexto mais adverso, as empresas consigam adaptar os seus modelos de negócio e vingar. Veja-se o exemplo de resiliência da indústria metalúrgica que atingiu um recorde de exportações de 23,1 mil milhões de euros em 2022, de acordo com os números avançados pela Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP).
Saber acompanhar os tempos e aproveitar as potencialidades da Indústria 4.0, é, pois, uma estratégia que nenhum líder empresarial pode secundarizar quando estão em causa potencialidades como a diminuição dos custos de produção ou ainda a melhoria da eficiência operacional da indústria, tão impactantes no setor metalúrgico.
Quer para as empresas que já iniciaram o processo de adesão à Indústria 4.0, quer para aquelas que estão agora a dar os primeiros passos nesta transformação, as melhorias que esta proporciona são evidentes nas diferentes etapas do processo de produção, desde a gestão de matérias-primas e stocks, à manutenção corretiva e preventiva ou o aumento da performance das linhas de produção, por exemplo.
Mas não ficam por aqui a vantagens que a Indústria 4.0 pode aportar:
Otimização de recursos: a adoção de soluções tecnológicas aumenta a eficiência operacional e energética, bem como reduz os desperdícios de matérias-primas e os custos. Sai reforçada a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental da empresa, aspetos cada vez mais relevantes, de acordo com um estudo da Deloitte, do início deste ano, que aponta a descarbonização da economia com uma das 10 tendências de maior impacto nos próximos 12 a 18 meses.
Digitalização do chão de fábrica: a tecnologia 4.0 garante tomadas de decisão mais ágeis e informadas, além de detetar problemas ou erros em tempo real. Atua na monitorização dos consumos energéticos dos equipamentos, faz os cálculos dos indicadores de performance para analisar a produtividade das linhas de produção, faz a integração das máquinas, a supervisão remota de processos industriais e ainda deteta os equipamentos com avarias e/ou deterioração.
Automatização: um relatório divulgado pela consultora KPMG (designado “The Future of Heavy Industry-Focus on Metals Manufacturing”), afirma que esta é uma das tendências globais na área metalúrgica. A adoção de sistemas automatizados melhora os processos, enquanto garante o controlo efetivo da qualidade dos produtos com recurso à visão computacional. Paralelamente, as tarefas mais repetitivas e rotineiras podem ser efetuadas de forma mais rápida e eficiente.
Com a automatização ganha-se também na deteção de incêndios, nas quedas e intrusos (através de sensores de imagem e de câmaras), no uso de empilhadoras autónomas, de robôs colaborativos ou, ainda, na captação de dados com recurso a drones.
Inovação: é a tónica dominante no vasto leque de potencialidades das tecnologias 4.0. Possibilitam o desenvolvimento de novos modelos de negócio, produtos e processos, aumentam a competitividade no mercado, assim como a análise de grandes volumes de dados em tempo real. Soluções inovadoras de Cloud Computing, IoT e Big Data, por exemplo, permitem serviços de assistência à distância, inspeção de qualidade, simulação de formações e visualização de peças, produtos ou ambientes em 3D.
Vantagens não faltam na implementação da indústria 4.0, contudo cabe a cada empresa ou setor fazer esta transição ao seu ritmo e de acordo com as suas necessidades e linhas estratégicas. Comece já a transformar o futuro da sua empresa com a certeza de que a jornada de Transformação Digital será muito mais fácil e eficiente se contar com o parceiro tecnológico certo.