Como desenvolver um plano de negócios?

Como desenvolver um plano de negócios?
16
dez
2024
Empreendorismo
NOS
4 minutos de leitura
Atualizado a
03 jan 2025

Dicas, boas práticas e ferramentas para construir um negócio a toda a prova.

No momento de criar uma empresa, o plano de negócios é um dos elementos mais importantes, frequentemente a principal garantia de sucesso de um negócio. Se o modelo de negócio ajuda a definir a atividade e recursos, a proposta de valor, os clientes e canais - para uma estruturação simples de custos e receitas -, o plano de negócios é a estrutura que alinha todas essas vontades com a realidade, garantindo a viabilidade da empresa ou negócio.

Um plano de negócios deve ser feito ao longo do tempo de vida de uma empresa, adaptando-se a novas realidades ou procurando diferentes caminhos. Além do plano inicial, adequado ao arranque de uma empresa, existem planos de negócios de crescimento ou expansão; estratégicos, essencialmente internos e apresentando as grandes prioridades; operacionais, definindo a atuação no ano seguinte, por exemplo; ou de reestruturação, quando é preciso revitalizar a empresa.

 

Para que serve um plano de negócios?

Além do objetivo imediato de verificar se as premissas do negócio estão alinhadas com o mercado e com as expetativas de rentabilidade, bem como ajudar o empreendedor a conhecer melhor todas as variantes internas e externas, o plano de negócios ajuda a assegurar o futuro da empresa.

Um plano de negócios ajuda uma nova empresa a focar-se no rumo traçado ao longo dos primeiros tempos.

Por um lado, mantém os objetivos definidos, servindo como guia para os primeiros anos. O plano de negócios indica os passos a seguir, os recursos necessários, as pessoas envolvidas e os parceiros ou fornecedores, abordando a estratégia de uma perspetiva realista. Por outro lado, um bom plano de negócios é uma ferramenta essencial para um pitch, para contactar com possíveis investidores, com bancos e instituições de financiamento, ou mesmo parceiros comerciais que pretendam conhecer melhor a proposta da empresa.

 

O que deve conter um plano de negócios?

Um plano de negócios deve ser simples, realista, objetivo e completo. Ou seja, deve conter todas as informações essenciais da empresa de uma forma clara, seguindo previsões de funcionamento e crescimento sustentadas numa avaliação de mercado consciente e num modelo financeiro sólido.

De uma forma simples, um plano de negócios deve apresentar:

  • A fundamentação da ideia ou projeto no contexto do mercado, as necessidades que preenche ou vantagens que tem.
  • A explicação técnica do produto ou serviço, como se carateriza e a sua conceção ou produção;
  • A credibilidade da equipa envolvida e a sua experiência a nível técnico ou de gestão.

E a sua estrutura deve seguir uma ordem que apresente a empresa de uma forma fluida:

  1. Sumário executivo da empresa, sua ideia inicial, mercado e quem está envolvido
  2. História da empresa, contextualização da ideia e dos promotores;
  3. Apresentação da ideia ou produto e posicionamento no mercado;
  4. Estratégia comercial da empresa;
  5. Projeções financeiras e necessidades de investimento.

 

Como é apresentado um plano de negócios?

No momento de desenhar um plano de negócios, é fundamental ter clareza e concisão na apresentação das ideias. Ninguém fica muito tempo a ouvir ou ler uma apresentação longa em texto, principalmente se não for acompanhada de elementos gráficos que ajudem a passar a ideia. O ideal é um formato de slides que destaquem os pontos-chave, com mapas e imagens para apresentação de instalação ou regiões de abrangência da empresa, além de projeções importantes que espelhem a perspetiva operacional e financeira do negócio.

Características como um corpo de letra grande ou o uso de bastantes imagens ajudam de facto a tornar uma apresentação mais apelativa.

Um plano de negócios deve ter uma estrutura que o permita ser apresentado em 15 minutos, ou lido por um potencial interessado. Assim, deixa espaço para responder a algumas questões específicas que possam surgir, e não tanto servir de apresentação detalhada.

 

Deve-se contratar alguém para fazer o plano de negócios?

Existem especialistas que facilmente desenham este tipo de documento, no entanto um plano de negócios deve refletir bem os objetivos e conhecimentos do empreendedor ou grupo de sócios. Além disso, é um bom instrumento de aprendizagem, ou de confirmação da maturidade do projeto. Pode ser útil, no entanto envolver toda a equipa que faz parte da empresa, bem como possíveis mentores.

A parte financeira é normalmente a secção mais complicada, procure ferramentas online ou peça ajuda se tiver dúvidas

Uma pesquisa profunda pode ajudar a encontrar as informações certas e a forma de as utilizar num plano de negócios, principalmente no que respeita às questões financeiras, que podem trazer mais dificuldades aos empreendedores. Além disso, desenhado o plano de negócios, pode ainda pedir a um especialista para verificar se o trabalho está claro e fundamentado.

 

Dicas para um bom plano de negócios

Uma ideia inovadora é o primeiro passo para um projeto com futuro, e uma explicação concisa, simples e fundamentada ajuda a construir a empresa, mas há mais formas de conseguir um bom plano de negócios.

  • Dê tempo e dedicação ao desenvolvimento do plano de negócios;
  • Dedique mais espaço à implementação do que à estratégia;
  • Apresente protótipos do produto ou serviço sempre que possível;
  • Estabeleça objetivos, metas e datas concretas, mas realistas;
  • Preveja ações de controlo e correção do projeto;
  • Aposte na qualidade da apresentação;
  • Esteja preparado para falar sobre qualquer ponto do documento;
  • Use informação independente e credível para abordar o mercado e a concorrência.

Estudar a informação dos jornais e internet e pesquisar os indicadores das instituições oficiais permite terem uma noção abrangente do ambiente de negócios

Um plano de negócios não é apenas uma apresentação de uma ideia ou empresa, deve ser uma investigação detalhada sobre o mercado, sobre a região ou país em geral, de forma a conseguir uma análise abrangente do ambiente de negócios, da concorrência, dos clientes, da sociedade em geral. Para dar mais credibilidade ao seu plano de negócios, pesquise na imprensa, na internet, nos órgãos de informação especializada. E procure também as fontes institucionais, como o Banco de Portugal, o INE, o Eurostat ou o Pordata, que lhe permitem encontrar indicadores económicos detalhados.

Com o plano de negócios desenhado, a criação da sua empresa está muito mais perto, mas quanto custa abri-la? Descubra as principais despesas que deve ter em conta aqui.

 

 

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