Nos últimos anos a Cloud deixou de ser apenas uma opção para as maiores empresas e passou a ser um verdadeiro motor de crescimento para todos os negócios. Se antes a ideia de guardar tudo ‘lá em cima’ soava estranho, hoje é a solução mais prática para empresas que buscam escalabilidade, colaboração e economia. Com a possibilidade de otimizar processos e reduzir custos, tornou-se uma ferramenta essencial para a transformação digital, para o crescimento e para a sustentabilidade das empresas.
Quando o ‘backup no disco’ não é suficiente
Imagine o cenário: uma startup online está a crescer a uma velocidade astronómica, e a equipa de TI decide migrar tudo para a Cloud. Performance e escalabilidade estão garantidas, mas surge a pergunta: “e se alguém invadir os nossos servidores virtuais?”
É nesse ponto que a cibersegurança entra em cena. Sem proteções adequadas - como sistemas de deteção de intrusão e criptografia de dados -, a startup pode sofrer ataques que prejudiquem a confiança do público e o bolso dos investidores.
Como garantir a proteção?
Assegurar a cibersegurança da Cloud é como fechar a porta de casa antes de sair - pode ser no trinco, com uma simples fechadura, com um sistema de porta blindada e ainda com alarme e sensores de movimentos. Com a Cloud é igual, pequenas medidas fazem toda a diferença para manter os dados protegidos, e quanto mais camadas de segurança existirem, melhor.
Além das clássicas firewalls, é preciso antecipar os riscos com segmentação de redes, com monitorização, com criptografia, medidas de autenticação e utilização de IA e machine learning. Mas vamos ao princípio, pois a melhor estratégia de cibersegurança é iniciada no momento em que uma empresa se prepara para trabalhar na Cloud.
Estratégias para garantir a cibersegurança da Cloud
- Escolha do fornecedor: Trabalhar com plataformas reconhecidas, como AWS, Google Cloud e Microsoft é normalmente um passo seguro. São os maiores players globais, sendo os seus serviços disponibilizados pela NOS, que conta também com ferramentas e data centers próprios em Portugal.
- Criptografia de dados: A proteção da informação, tanto em repouso como em utilização, deve ser uma prioridade para evitar acessos não autorizados. Incluir a criptografia leva a que a informação esteja codificada, disponível apenas a quem tem acesso.
- Autenticação multifator: Adotar este tipo de autenticação é como adicionar uma fechadura extra à porta, ao obrigar à combinação de pelo menos duas formas de acesso, que podem ser password, email de confirmação, reconhecimento facial ou outro.
- Segmentação de redes: Separar os diferentes ambientes de trabalho na Cloud reduz a superfície de ataque e limita a propagação de ameaças. Por outro lado, os próprios dados de uma empresa têm diferentes níveis de importância, havendo ferramentas ou informações críticas, como dados pessoais, que importa blindar melhor.
- Monitorização contínua: Ferramentas baseadas em inteligência artificial ajudam a identificar padrões suspeitos na utilização da informação, permitindo isolar esses dados e lançar medidas mitigadoras, prevenindo possíveis ataques antes que causem danos.
- Backups e recuperação: Manter cópias de segurança distribuídas por diferentes servidores protege a continuidade do negócio em caso de falhas ou ataques. Soluções de backup ou de recuperação de dados após desastre (que pode ser uma falha digital, uma catástrofe natural ou um ciberataque) ajudam a que uma empresa possa voltar a operar com normalidade, e em pouco tempo.
- Formação e sensibilização: Ter equipas bem informadas, com a formação certa e regras de conduta conhecidas, reduz erros humanos, um dos principais fatores de vulnerabilidade informática nas empresas.
- Auditorias de segurança: Fazer revisões regulares ao serviço, quer o seu funcionamento quer as suas vulnerabilidades, é como levar o carro à inspeção - garante que tudo está a funcionar como deve ser e assim vai continuar.
Ao seguir estas medidas, contando com a experiência e confiança dos seus parceiros tecnológicos - como a NOS, que disponibiliza várias soluções Cloud e apoio técnico constante de equipas especializadas - as empresas podem tirar partido da Cloud sem comprometer a segurança.
Caso prático: como é a implementação bem-sucedida de soluções Cloud
Deixamos o exemplo de uma boa aplicação da Cloud por parte de uma empresa. A seguir pode ser a sua a beneficiar da eficiência, agilidade, segurança, inovação e crescimento que a Cloud pode trazer aos negócios. E sempre com uma redução de custos, já que a compra e instalação de servidores e outros equipamentos complexos é coisa do passado.
Uma PME no setor financeiro optou pela migração para a Cloud para otimizar processos e reduzir custos. Com o apoio do seu parceiro e dos melhores provedores de Cloud, a pequena fintech implementou um servidor Cloud privado, assegurando um ambiente de trabalho e armazenamento de dados seguro e adaptado às suas necessidades.
Aliando a esta infraestrutura soluções avançadas de segurança e monitorização - criptografia homomórfica (que permite trabalhar ainda com a informação cifrada), log inteligente e backup automático - a PME conseguiu reforçar a confiança dos clientes e melhorar a eficiência interna sem necessitar de um enorme custo informático, só possível a grandes empresas financeiras. Essa eficiência permitiu crescer, escalando a solução Cloud para acompanhar o aumento de colaboradores, clientes e parceiros.
Crescimento imparável
Não é apenas uma tendência, a Cloud é o caminho para a maioria das empresas, seja qual for o setor ou dimensão, sendo também uma tecnologia que permite destacar num ambiente de negócios competitivo. E a segurança é um fator decisivo nesse caminho. Segundo a consultora IDC, 70% das organizações destacam a cibersegurança como um fator-chave no momento de escolher um provedor Cloud. Por outro lado, o nível de personalização da Cloud já é grande, e vai continuar a aumentar. Segundo a consultora Gartner, até 2027, metade das empresas vão utilizar Industry Cloud Platforms, soluções específicas para o seu tipo de negócio.
A Cloud representa uma mais-valia para as empresas, permitindo maior flexibilidade, redução de custos e melhoria da produtividade. No entanto, é essencial garantir que a segurança caminha lado a lado com a inovação. Com uma infraestrutura e parceiros robustos, a NOS disponibiliza soluções Cloud seguras, ajustadas já hoje às exigências das empresas do futuro. Conheça os serviços Cloud NOS aqui.