Sabia que a maioria dos ciberataques acontece devido a passwords fracas? Os tops anuais continuam a mostrar senhas como “123456” ou “qwertyui” e isso é um convite aos criminosos mais básicos, uma vez que, este tipo de palavras ou expressões são as primeiras a serem testadas.
Se usa palavras-passe como “LaranjaCasaInverno” ou até mesmo algo como “L@rAnja” pode pensar que está completamente seguro. Ainda que dificulte o acesso indesejado de terceiros, existem programas que descobrem estes termos, treinados para substituirem letras por símbolos comuns. Pode demorar mas conseguem chegar lá.
Então, qual a melhor chave que pode usar? Bem, o conselho mais comum é usar um gerador de passwords como o Panda Password Manager ou o Google Pass Manager. Além de guardar as suas palavras-passe, têm ainda a vantagem de criarem expressões que são difíceis de descodificar pelos programas, desencorajando possíveis ataques.
Se prefere definir um termo mais pessoal, então estas são as dicas que deve ter em mente na hora de o fazer:
Use letras maiúsculas e minúsculas
Use números e símbolos especiais como o @
Use a password mais aleatória possível
Use uma password comprida com 8 ou 16 caracteres
Com estas pequenas dicas, conseguirá aumentar muito a cibersegurança da sua empresa e das suas contas pessoais, garantindo que a informação sensível se mantém fora do alcance de terceiros. Claro, deve também investir num bom antivírus, como o NOS Antivirus Pro.
(Crédito da Imagem: ©Felipe Balduino via Pexels, ID 9578527)