A transformação digital é um processo fulcral a qualquer negócio moderno mas nem sempre é fácil compreender por onde começar, especialmente se a sua PME se encontrar numa fase inicial, ainda dependente de modelos tradicionais mas pouco eficazes. Para o ajudar a preparar uma estratégia de sucesso para 2023, este artigo explora as quatro áreas em que deve focar os seus esforços.
67% das PME reconhecem que a transformação digital trouxe muitas vantagens. - NOS
Ajude a equipa a manter-se produtivo e cativado
Se pretende melhorar os processos e aumentar as vendas, deve começar pelos pilares da sua empresa, ou seja, a equipa que trabalha do seu lado todos os dias. A transformação digital aqui prende-se com a eficácia da comunicação entre profissionais, em especial se possui um regime remoto ou híbrido, e com a agilidade do seu trabalho.
Computadores modernos com boa performance, uma rede de internet rápida, plataformas em cloud, tudo isto facilita o trabalho da equipa, permite-lhes realizar as suas tarefas mais depressa e com melhores resultados. Esta mudança tem um impacto direto na sua satisfação, na dedicação à empresa, no atendimento do cliente e, por conseguinte, nas vendas. Com uma “pequena” alteração, transforma toda a base da sua PME.
27% das PME indicam que o principal benefício é o facto de atrair novos clientes. - NOS
Vá ao encontro das necessidades dos clientes
Um website personalizado, uma loja online intuitiva, métodos de pagamento contactless, wi-fi gratuito, sistemas de pontos - tudo isto melhora a experiência do seu cliente tanto num espaço físico, como caso prefira uma compra online. Ir ao encontro das necessidades de quem o visita irá culminar em mais vendas e numa maior fidelização, transformando o cliente casual num cliente habitual e que tem a sua marca como um nome a recorrer sempre que precisa.
Otimize a infraestrutura da sua empresa
Este ponto pode parecer semelhante ao primeiro, contudo, melhorar a infraestrutura da empresa é algo cujos benefícios são gerais e não apenas direcionados para o trabalho da equipa. Por exemplo, investir num backup em cloud que proteja todos os seus dados de ataques cibernéticos ou de perda acidental é algo fundamental nos tempos atuais. Conhecer mais sobre o modo como a inteligência artificial pode analisar o movimento dos seus clientes em loja ajudam-no a perceber tendências importantes como horas de maior fluxo. Estas são atualizações que tocam em diversas subáreas da sua PME e que podem ser feitas ao longo do ano.
Modernize a sua estratégia de marketing
Para finalizar, importa mencionar a transformação da sua estratégia de marketing, outra grande base do sucesso da sua empresa. As redes sociais e o Google são importantes, mas apenas uma fração do que deve ser a sua estratégia. Invista em newsletters cativantes e em campanhas SMS que atraiam os clientes, informando-os de novidades e promoções a não perder.
Estas foram as quatro áreas em que se deve centrar na hora de transformar digitalmente a sua PME. Reflita sobre o que é mais urgente e adapte-se consoante as suas possibilidades e os seus conhecimentos. Não se esqueça de envolver a equipa, mantendo-a sempre atualizada quanto aos novos processos.