O TikTok é uma das maiores redes sociais do mundo, contando com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, bem como 14,15 mil milhões em receitas anuais. A plataforma foi concebida para a produção e partilha de conteúdo de curta duração, sendo que ao longo dos últimos anos tem atraído uma grande quantidade de influencers e empresas que procuram utilizar esta ferramenta para promover os seus produtos aos milhares de consumidores.
TikTok Marketplace
Uma das ferramentas da plataforma com maior atratividade para o público, mas também para as empresas é o TikTok Shop, uma sub plataforma de ecommerce que oferece um marketplace integrado à interface do utilizador.
60% da Geração Z utiliza o TikTok pelo menos uma vez por mês. - Gonçalo Ladeira Dias, via Productsup
Aproveitar o poder do comércio digital
Com a introdução do seu marketplace, a rede social dá às empresas acesso a mais de mil milhões de utilizadores mensais, permitindo que aumentem as suas vendas, sem a necessidade de recorrer a investimentos avultados. Para além disso, as várias ferramentas de criação permitem às empresas desenvolver conteúdo personalizado, capaz de tirar maior partido do algoritmo da plataforma.
Integração de entretenimento e comércio
Ao misturar o entretenimento com o comércio online, o TikTok permite às empresas alcançar um maior número de utilizadores, seja através do investimento em ferramentas simples como anúncios que permitem realizar compras diretas, montras de produtos e parcerias com criadores, a plataforma oferece às empresas soluções que permitem alcançar um maior retorno do investimento (ROI).
Casos de sucesso
Durante o último ano muitas têm sido as marcas a apostar nesta nova ferramenta da rede social, desde lojas de roupa (Lucy & Yak), maquilhagem (COSRX) a tecnologia (Wyze), estas têm sido algumas das áreas e empresas que já exibiram elevados sinais de sucesso com o auxílio do TikTok Shop.
Para que tire melhor resultado desta ferramenta do TikTok necessita de assegurar de que possui uma rede Wi-Fi de qualidade, que possibilite a criação de conteúdos de forma rápida e estável, mas também com uma elevada protecção que permita realizar as transações em segurança.
Desde as campanhas de marketing personalizadas, às parcerias com os maiores influencers mundiais, o TikTok está a revelar-se uma grande ferramenta para a expansão do ecommerce. O marketplace da rede social está desta forma a permitir às empresas criar novos canais de distribuição, que lhes permite não só obter melhores resultados, mas também expandir o seu negócio a novas audiências.
(Crédito da Imagem: XanderSt via Shutterstock, ID 1451827259)