O ano de 2023 está ao virar da esquina, como tal está na hora de começar a pensar nas ações que deve tomar de forma a que o próximo ano ofereça ainda melhores resultados do que o passo. No entanto, para além de pensar no que deve fazer, é necessário que conheça as tendências que fará melhor evitar com a chegada do novo ano.
Liderança hierárquica
O forte controlo e comando da liderança pelas forças trabalhadoras tem sido uma forma utilizada para assegurar a produção de materiais de qualidade. No entanto, com o passar dos anos, tem-se vindo a assistir a alternativas muito mais positivas, como a condições colaborativas implementadas em muitas empresas modernas. Estas práticas ajudam não só ao desenvolvimento de um ambiente de trabalho positivo, mas reduz também o aparecimento de conflitos entre colegas.
Medição da presença no escritório
Com o aparecimento da pandemia, tem-se vindo a assistir à redução do número de horas realizadas pelos trabalhadores no local de trabalho. Como tal, o escritório deixa de ser um conceito físico específico, passando a uma ideia abstrata, anulando a necessidade de se avaliar e medir a presença dos trabalhadores no escritório.
Obsessão contratual com a aptidão cultural
A obsessão pela contratação de indivíduos que partilham as mesmas crenças e idéias deve ser coisa do passo, uma vez que isso limitará a evolução da sua empresa e o desenvolvimento de novos produtos. Por isso mesmo, é essencial que coloque a cultura de trabalho de lado, e procure pessoas com ideias frescas e com vozes únicas de forma a que possam fazer a diferença.
Os métodos de trabalho, bem como o conceito de local de trabalho, estão a evoluir, levando ao aparecimento de novas práticas e soluções para que as empresas consigam melhorar as experiências dos seus funcionários e alcançar uma melhor produtividade e resultados financeiros.