Wi-Fi 6 vs Wi-Fi 6E: quais as principais diferenças

Wi-Fi 6 vs Wi-Fi 6E: quais as principais diferenças
03
abr
2023
Net
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
21 ago 2024

Está na hora de investir numa rede de internet mais rápida, com a Wi-Fi 6 e 6E, mas será que sabe quais as principais diferenças entre elas?

O 5G veio revolucionar o modo como utilizamos a rede móvel, tanto a nível pessoal como, e principalmente, a nível profissional, sendo agora a vez da Wi-Fi apresentar grandes novidades para os próximos anos, a Wi-Fi 6 e a Wi-Fi 6E. Neste artigo, poderá perceber quais as diferenças e qual a melhor opção para a sua PME.

O que têm em comum?

Antes de nos focarmos nas diferenças, vale a pena relembrar quais as novidades que a Wi-Fi 6 e 6E trazem relativamente ao seu antecessor, a Wi-Fi 5. De um modo geral, ambas são mais seguras, usando o certificado WPA3 (criado em 2018), ao contrário da Wi-Fi 5 que ainda depende do WPA2 (de 2004). De forma simplificada, isto significa, entre outras coisas, que mesmo os usuários que continuam a utilizar passwords fracas, como password123, têm agora maior proteção em termos de encriptação. O mesmo se aplica a redes públicas e, por regra, mais suscetíveis a ataques.

Claro, a Wi-Fi 6/6E são também mais rápidas mas as novidades não param aí. Enquanto que os dispositivos que suportam conexões 5 GHz apenas se podem conectar à Wi-Fi 5, e os dispositivos que suportam conexões 2.4 GHz apenas se ligam à Wi-Fi 4, ambos se poderão juntar à Wi-Fi 6/6E, tirando partido da sua rede segura e com velocidades superiores.

Qual a grande diferença?

Dito isto, podemos passar às diferenças que distinguem a Wi-Fi 6 da Wi-Fi 6E, sendo a principal delas, o facto da Wi-Fi 6E funcionar numa frequência nova, separada das outras redes. Isto significa que os aparelhos terão menor interferência e maior velocidade. Se olharmos para a Wi-Fi como uma estrada, é como se a Wi-Fi 6 funcionasse numa auto-estrada que partilha com a Wi-Fi 4 e 5, enquanto a Wi-Fi 6E viaja numa auto-estrada exclusivamente sua, encontrando menos trânsito e obstáculos.

Assim, a Wi-Fi 6E deve ser o grande foco da sua PME, garantindo uma conexão nova, mais estável e rápida. No entanto, deve ter em consideração a outra grande diferença. Sendo uma ligação nova, ainda não existem muitos poucos de acesso, podendo, a curto prazo, valer a pena investir primeiro na Wi-Fi 6. O ideal é contactar o seu provider e perceber quais as melhores opções tendo em conta onde se encontrar a sua empresa.

Invista num futuro mais rápido e mais produtivo, com a Wi-Fi 6 e a Wi-Fi 6E, e lembre-se também que se tiver uma loja física, oferecer uma rede pública de ponta, será um chamativo interessante para os seus clientes.