A robótica é uma das áreas da tecnologia que mais tem sofrido desde a sua concepção, mas os últimos anos parecem prever uma onda de mudança que tornará esta secção do mercado numa mais valia para as empresas de todo o mundo. O investimento em robots e inteligência artificial pode parecer algo além do alcance de muitas empresas de pequena escala, mas a verdade é que esta tecnologia está rapidamente a tornar-se mais acessível e essencial para o trabalho futuro.
Aumento na produtividade
Devido à sua natureza mecânica, os robots são capazes de aumentar a produtividade das empresas, oferecendo uma maior eficiência, precisão e produzindo materiais de maior qualidade de forma consistente.
São um investimento duradouro
Apesar de serem construídos com tecnologia minuciosa, os robots não sofrem de doenças nem problemas de desgaste, podendo ser reparados rapidamente, sem a necessidade de grandes pausas, o que leva a uma melhor gestão da carga de trabalho.
Reduzem as fragilidades da força trabalhadora
Os robots não têm um limite na sua produtividade diária como os seres humanos, podendo produzir de forma permanente durante dias seguidos, sem que isto cause problemas físicos ou mentais.
Os mais recentes estudos de mercado revelam que o investimento na robótica deverá duplicar em 2023, o que revela uma grande eficácia no combate ao estigma deste tipo de tecnologia, algo que virá facilitar o desenvolvimentos das empresas, e ao surgimento de grandes oportunidades.