Redes Sociais: Como criar uma conta e dar os primeiros passos

Redes Sociais: Como criar uma conta e dar os primeiros passos
31
jan
2024
TENDÊNCIAS
NOS
5 minutos de leitura
Atualizado a
31 jan 2024

Descubra como poderá dar os primeiros passos na adoção das redes sociais e como fazer a sua escolha de plataforma.

O Facebook, Instagram, TikTok e X são algumas das principais redes sociais da atualidade, permitindo aos utilizadores e empresas desenvolverem comunidades compostas de indivíduos que partilham os mesmos interesses. Desta forma, muitos negócios utilizam estas plataformas sociais para dar a conhecer as suas marcas e produtos, com o objetivo de expandir as suas empresas, alcançando um maior número de potenciais clientes.

Cerca de 61,4% da população mundial utiliza as redes sociais em 2024. - Smart Insights

Escolha o seu tipo de conteúdo

Para começar, é importante que não dilua as suas capacidades ao criar conta em todas as redes em simultâneo. Desta forma, tendo em conta que a oferta de redes sociais é variada, e o conteúdo produzido para cada plataforma é verdadeiramente distinto, é importante que antes de tomar qualquer ação, pense em que conteúdo se pretende focar. 

Encontre a plataforma ideal

Após a escolha do conteúdo que deseja produzir, chega o momento de escolher a plataforma social que mais se adequa aos seus materiais e interesses. 

O Facebook é uma rede social diversa, que traz benefícios às empresas que apostam na partilha de conteúdos visuais, mas também de links externos, oferecendo ainda uma rica plataforma de ecommerce. O Instagram dedica-se apenas aos conteúdos audiovisuais de curta duração, algo que partilha com o TikTok. 

No entanto, enquanto que o TikTok é mais direcionado a públicos mais jovens, o Instagram agrega uma larga comunidade de millennials. Para além disso, o TikTok, tal como o Facebook, oferece aos utilizadores uma solução de ecommerce integrada na aplicação. Para terminar temos o X, uma rede social dedicada à partilha de textos curta, capazes de transmitir informação importante sem enfrentar grandes adversidades.

Criar a sua conta

Para dar este primeiro passo em direcção ao crescimento, os utilizadores necessitam de criar a sua própria página empresarial. Esta tarefa não é complicada, para tal terá apenas de criar ou iniciar sessão com uma conta privada. Enquanto que na grande maioria das redes sociais a criação de uma conta normal é o suficiente, a criação de uma página empresarial no Facebook é um pouco mais distinta, necessitando aos utilizadores que visitem o menu da plataforma e criem uma página individual.

Para assegurar o bom desempenho das suas redes sociais, é imperativo que aposta na adoção de uma rede Wi-Fi de qualidade e um plano móvel eficiente, garantindo a performance estável, bem como a segurança das suas informações e dos dados dos seus clientes e seguidores.

Com mais de 4,9 mil milhões de utilizadores em 2023, as redes sociais continuam a ser uma das principais ferramentas para fomentar o crescimento das empresas, permitindo dar uma maior exposição às marcas e alcançar um número de consumidores mais elevado e diverso. 

Por isso mesmo, em 2024 comece a dar os primeiros passos na adoção das redes sociais, e prepare-se para transformar o seu pequeno negócio numa empresa com grande reconhecimento mundial.

 

(Crédito da Imagem: Antlii via Shutterstock, ID 1498591895)

Insights relacionados

Descobre outros temas relacionados com o 5G que podem ser do teu interesse.