Com o início do ano, é natural que decida investir na transformação digital da sua PME através um novo website personalizado, plataformas de cooperação, sistemas de produtividade, entre outros. Contudo, nem sempre é fácil perceber se esse investimento está a gerar os resultados pretendidos, por isso, neste artigo ficará a conhecer as métricas mais importantes a ter em conta.
25% das empresas afirmam que a digitalização aumenta a eficiência dos processos. - NOS
Quanto é que o seu negócio cresceu?
É importante perceber se a sua transformação digital levou ao aumento de vendas, de clientes, ou de seguidores. O seu objetivo máximo com este processo é alcançar sucesso, por isso, se nada tiver mudado no seu negócio, está na hora de rever os passos dados e quais os que pode dar para otimizar a digitalização.
Houve um aumento da produtividade?
Existem alguns sinais de que a produtividade da sua empresa pode ser otimizada. Por exemplo, se existem projetos em constante atraso ou se a comunicação da equipa não for eficaz, levando a desentendimentos, ou informações que não são partilhadas atempadamente e com a pessoa correta, entre outros obstáculos. Assim, é fulcral investir nesta área, tanto se a sua empresa for remota, como híbrida ou presencial. Programas como o Google Workspace ou o Microsoft 365, permitem à sua equipa criar, editar e partilhar documentos, de forma simples e online, garantindo acesso aos mesmos em qualquer dispositivo, em qualquer lugar.
As centrais telefónicas são outro grande exemplo de como pode melhorar a produtividade do seu negócio, dirigindo o cliente para o profissional ideal, garantindo que todas as chamadas são atendidas (ou registadas), e permitindo-lhe atender mesmo que esteja fora do escritório, através do sistema de redirecionamento automático.
Conseguiu reduzir os custos das operações?
Para investir em otimizações e numa boa equipa, é preciso investimento. Uma das formas de alcançar o orçamento necessário, é rever custos de operações e optar por serviços e sistemas onde a relação qualidade/preço seja boa. Por exemplo, serviços como o Gestão Hoteleira Pro, permitem-lhe juntar num só serviço, vários sistemas e plataformas importantes para o seu negócio.
Com estas métricas conseguirá perceber quais os investimentos que melhor resultaram e aqueles que devem ser repensados, garantindo que o 2023 da sua PME é repleto de sucesso e crescimento.