A estratégia de marketing de uma empresa é muitas vezes o que faz a diferença na hora de manter o sucesso da mesma. E para uma estratégia dar certo, é fundamental estar atento a determinadas métricas, chamadas de KPI ou Key Performance Indicators, que o ajudam a compreender quais os pontos fortes das suas campanhas e quais aqueles que devem ser reavaliados, evitando que invista num formato ou num modelo cujos resultados estão aquém do ideal.
Descubra as páginas mais visitadas
O primeiro passo é perceber para onde está a ir o seu tráfego orgânico. É natural que existam algumas páginas mais visitadas e estas devem estar otimizadas em termos de SEO, servindo também como alvo das suas campanhas de marketing. Esta é uma das razões que tornam fundamental a criação de um website (ou loja online) profissional e planeado por uma equipa de especialistas, por exemplo, através de serviços como o NOS Sites Pro.
Saiba a taxa de conversão das redes sociais (CPR)
Quais as redes sociais que direcionam mais tráfego para o seu website? Qual o tipo de conteúdo que consegue mais interação? Para obter as respostas a estas questões, deve olhar para dois cálculos. O primeiro é saber quantas impressões são necessárias para gerar um clique, e o segundo, e mais importante, quanto investimento é necessário para gerar um clique. Neste último, o cálculo deve ser investimento a dividir pelos cliques obtidos.
1 euro / 100 cliques = 0.01€
100 euros / 10000 cliques = 0.01€
0.01€ de custo por resultado (ou cost per result, conhecido como CPR), é o ideal para as suas campanhas. Algo acima disso deve ser revisto e otimizado. Este é um número que depende de muitos elementos, incluindo o famoso algoritmo do Facebook, algo imprevisível e que o obriga a estar sempre atento, mas também da sua criatividade e boa decisão na escolha do conteúdo a promover.
Analise quanto custa converter uma visita numa compra (CAC)
À semelhança do ponto acima, deve saber qual o investimento necessário para converter uma visita casual ao seu website, numa compra. Afinal, trazer o usuário até ao seu website é apenas o primeiro passo, cujo significado e importância depende sempre da possibilidade de existir ou não uma compra agregada. Este dado chama-se CAC ou customer acquisition cost, o custo por aquisição de cliente.
Perceba o retorno do seu investimento
Para finalizar, deve conhecer o seu retorno de investimento, ou return of investment (ROI). Este valor é o resultado da sua receita, menos o investimento em marketing, a dividir pelo investimento.
(receita de investimento - investimento) / investimento = ROI
(12.000€ - 10.000€) / 10.000€) = 0.2 (20%)
O ideal é melhorar este número, garantindo que não está a gastar numa estratégia de marketing que não culmina em vendas. A sua empresa deve ter as campanhas como um apoio extra e não como uma dependência.
Aprender quais os elementos a analisar na sua estratégia de marketing irão fazer a diferença na hora de otimizar o seu investimento. Explore várias vias, desde redes sociais a google adsense, e não se esqueça de trazer os usuários para um website feito à sua medida e intuitivo de navegar, com ferramentas profissionais como o NOS Sites Pro.