Estudo revela a importância do conteúdo visual para a sua PME

Estudo revela a importância do conteúdo visual para a sua PME
11
ago
2023
TENDÊNCIAS
NOS
4 minutos de leitura
Atualizado a
14 ago 2023

O conteúdo visual deve ser um dos seus focos na hora de promover a sua marca no website e nas redes sociais.

Quando se fala de redes sociais e de um website profissional, o tema do conteúdo visual vem sempre ao de cima, e existem algumas razões para isso. O ser humano tende a processar melhor imagens do que texto, tornando-se num tipo de conteúdo útil à estratégia de marketing da sua PME. Este artigo irá explorar o que um recente estudo concluiu quanto a este tópico, com fim a ajudá-lo a ajustar-se para 2023.

A maioria das empresas considera que o conteúdo visual é muito importante. - Veengage

Um estudo realizado pela Venngage apresentou alguns dados interessantes, incluindo que 51.4% das empresas participantes sentiu em 2021 a necessidade de publicar conteúdo visual nas suas redes sociais, um aumento de 5% relativamente ao ano anterior.

Quanto ao tipo de conteúdo mais usado, 36.4% assume utilizar imagens próprias e 33.5% confirma usar imagens de bancos públicos como o Pexels ou o Shutterstock - lembrando que quando opta por imagens de outros, deve confirmar que o pode fazer legalmente, dando o devido crédito e/ou adquirindo os direitos de publicação.

As imagens próprias foram as que melhor resultaram. - Venngage

Contudo, enquanto as imagens próprias foram as que melhores resultados alcançaram, com 41.1% dos inquiridos a confirmar este dado, os bancos de imagens culminaram nos piores resultados, segundo também 41.4% dos participantes. Isto revela uma tendência preocupante, onde as PME continuam a apostar num tipo de conteúdo de fácil acesso, mas que as pode estar a prejudicar.

GIFs e memes deixaram de ser a tendência. - Venngage

Os vídeos e as apresentações são os conteúdos mais populares a seguir às imagens próprias, e a sua empresa deve-se afastar ainda de documentos longos e GIFs ou memes - estes últimos uma grande tendência em 2018 e 2019, que tem vindo a desaparecer e a obter resultados menos favoráveis.

Por fim, importa perceber quais as plataformas onde o conteúdo visual é mais usado e, sem grande surpresa, a maioria dos participantes refere que os seus blogs ou websites profissionais são a prioridade, seguidos do Facebook, do Linkedin, do Instagram, das landing pages e do material físico como panfletos.

Insights relacionados

Descobre outros temas relacionados com o 5G que podem ser do teu interesse.