O website é uma das principais fontes de ligação entre uma empresa e os seus eventuais clientes, e um site lento e com problemas de navegação podem trazer uma má imagem ao seu negócio. Para evitar problemas deste género, é necessário saber identificar quando a experiência do utilizador está a ser impactada por problemas de navegação causados pelo seu site.
Falta de consistência
Um design apelativo e convicto são algumas características que ajudam a definir um website de qualidade e que mantém os seus visitantes interessados no que tem a dizer. Dessa forma, é imperativo evitar a inconsistência de cores e tipos de letra e de grafismos, de forma a não causar distrações ou irritabilidade.
Uma estrutura complexa
Um site com uma navegação desnecessariamente e recheada de menus e submenus acabam por cair no desuso, uma vez que a sua utilização e a colecta de informação torna-se massuda e pouco cativante.
Colunas de texto excessivas
Oferecer ao seu público um site com informação bem curada e rica em veracidade é importante, mas de forma a não perder a atenção do seu público, essa informação deve ser exposta de forma bem pensada, evitando a utilização de colunas de texto sem fim, que levam à quebra de atenção, e à imagem de que não sabe filtrar a informação mais essencial.
Links desorganizados
A utilização de links internos e externos é importante para a angariação de novo tráfego, mas é importante que estes links sejam não só relevantes para a o conteúdo que está a oferecer, mas também que não levem até páginas mortas. Por isso mesmo, deve certificar-se de que os seus links estão operacionais de forma a manter a relevância da sua oferta.
Aposte no futuro do seu negócio, e certifique-se de que o seu site se enquadra nas expectativas do seu público alvo. Para isso, necessita de garantir a oferta de conteúdo rico em informação, mas de fácil digestão, e à manutenção estética de uma página bem trabalhada, mas sem complexidades desnecessárias ou distrações pouco apelativas.