Como se tornar numa PME líder em Portugal

Como se tornar numa PME líder em Portugal
24
nov
2023
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10 minutos de leitura
Atualizado a
02 jul 2024

Ser uma PME líder em Portugal não é uma tarefa simples mas existem inúmeras ferramentas que o vão ajudar nesta jornada.

O número de efetivos e o volume total de receita são o que definem a diferença entre uma micro empresa e uma Pequena ou Média Empresa, as chamadas PME. Só em 2013, e segundo dados do IAPMEI, elas foram responsáveis por garantir 90 milhões de postos de trabalho por toda a Europa. Delas depende a economia mundial.

Contudo, construir uma PME não é o bastante para se certificar que se encontra no grupo de líderes de setor, ou seja, os negócios que moldam o presente e o futuro. Aqueles que se irão manter no ativo por muitos anos e décadas. 

78% das PME não possuem estratégia de cibersegurança.

Proteja o seu negócio com uma cibersegurança profissional

Antivirus, protetor de browser, armazenamento em cloud, VPN, outsourcing, análise e prevenção de ataques. Tudo isto faz parte de uma boa estratégia de cibersegurança. Lembre-se ainda que não tem de investir em tudo de uma só vez. Procure um bom parceiro e perceba com ele quais as melhores opções com o orçamento que tem disponível. 

O seu tamanho reduzido leva muitas PME a acreditarem estar livres de grandes ataques hacker que coloquem em risco a empresa, seja através do furto de dados, bloqueio de acessos ou sobrecarga de servidores. No entanto, esta crença é precisamente o que as torna num grande alvo para os criminosos.

Esteja em cima da inovação tecnológica

Se possui um um hotel. Sistemas como o NOS Gestão Hoteleira Pro ajudam-no a simplificar o processo de reserva, ou na gestão de hóspedes e inventário, permitindo-lhe investir esse tempo em outras funções como no atendimento ao cliente, marketing, entre outros.

Estar em cima da inovação tecnológica é perceber que softwares e hardwares estão à sua disposição hoje, que não estavam o ano passado. O cliente vai apreciar a sua modernização e a sua receita vai aumentar.

Torne a sua loja mais apetecível

Quando o cliente passa pela sua loja, existem diversos fatores que determinam se ele entra ou se continua o seu caminho. Uma montra e um interior cativantes, junto do destaque de produtos importantes e tendências, vão ajudá-lo imenso nesta tarefa. Como vai conseguir isto? Através de tecnologias como a realidade aumentada e virtual, bem como as montras digitais que oferecem monitores com o qual o seu cliente pode interagir. Elas podem incluir vídeos, informações, jogos, loja online, entre muito mais.

Ao levar mais pessoas à sua loja, vai aumentar as vendas, aumentar o lucro, e as suas chances de crescimento. Além disso, quantos mais clientes tiver, especialmente novos, mais a sua marca irá crescer. Um consumidor satisfeito vai partilhar a sua experiência com a sua bolha de amigos e familiares, cujos podem acabar por visitá-lo também, tornando-se assim num espaço tendência que todos querem conhecer.

35% dos consumidores prefere o online e é importante investir nesta área o quanto antes.

Invista num website profissional

Além de uma loja física bem pensada, é fundamental não deixar de lado um website profissional. Atualmente, cerca de 35% dos consumidores estão no online e a percentagem está a aumentar desde a pandemia. As lojas digitais são mais rápidas de pesquisar e são muito mais cómodas, evitando uma saída de casa “desnecessária”. Claro, isto para não falar na flexibilidade do online, podendo ser acessado através de computador, smartphone ou tablet - produtos na ponta dos dedos.

Isto significa que deve investir num website profissional, adaptado a dispositivos móveis e fácil de navegar. Para o ajudar, existem soluções que o colocam em contacto com especialistas que acompanham todo o processo, desde definir os objetivos da plataforma, ao design e manutenção da mesma. Isto é especialmente vantajoso para quem não tem experiência com a construção de websites.

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