A OpenAI lançou o ChatGPT faz já um ano, apresentando ao mundo uma tecnologia de Inteligência Artificial generativa que veio revolucionar a era digital. A capacidade de criar conteúdos de qualidade com apenas alguns clicks trouxe a muitos utilizadores uma solução capaz de acelerar o processo criativo e melhorar a produtividade dos trabalhadores.
Os usos práticos da AI
Com o desenvolvimento desta tecnologia, muitas empresas apressaram-se para a integrar nas suas operações diárias, desde a recolha de dados, à produção e distribuição de conteúdos.
Um estudo recente da London School of Economics and Political Science revela que três quartos da imprensa está a utilizar a IA em pelo menos uma das áreas da cadeia de valor das notícias: recolha, produção e distribuição de notícias.
Os perigos da tecnologia
Apesar da inovação e constante desenvolvimento da tecnologia, muitas empresas têm-se deparado com dificuldades na sua aplicação. Empresas de notícias como a CNET e Sports Illustrated adotaram a Inteligência Artificial como ferramenta de criação de notícias, algo que levou à remoção de conteúdos devido à imprecisão dos detalhes.
Apenas 7% dos inquiridos acreditam que a IA pode melhorar o jornalismo e 38% dizem que é potencialmente prejudicial.
Clareza e divulgação
Um estudo concebido por uma parceria entre a Universidade de Oxford e Minnesota, revelou que a grande maioria dos inquiridos demonstram um grande nível de desconfiança em relação aos conteúdos produzidos por AI. Esta desconfiança tem levado os leitores a exigir que seja claro quando uma empresa utiliza conteúdos produzidos por Inteligência Artificial no seu website.
Mais de 80% dos inquiridos acreditam que as organizações devem divulgar se a AI foi utilizada.
O impacto da tecnologia no novo ano
Os usos de tecnologia de Inteligência Artificial Generativa como o ChatGPT em empresas estão para ficar, sendo necessário apostar no melhoramento da tecnologia, de modo a combater os referidos níveis elevados de desconfiança. Além disso, o lançamento de novas vertentes da tecnologia, como é o caso do Google Gemini, prometem trazer até ao mercado novas soluções que serão de grande valor para as empresas e consumidores.
Ao longo do último ano, o ChatGPT e a Inteligência Artificial em geral têm-se demonstrado tecnologias de grande valor para os negócios, algo que irá continuar no próximo ano, bem como o desenvolvimento de novas ferramentas, que terão como objetivo melhorar e diversificar a performance de aplicações de AI já existentes.
2024 deverá ser um ano muito promissor para a Inteligência Artificial, muito devido à contínua adoção da tecnologia pelas empresas que vêem esta ferramenta como uma boa solução para melhorar a sua performance em plena época de inflação.
(Crédito da Imagem: Airam Dato-on via Pexels, ID 15940009)