Os últimos dois meses do ano são sempre repleto de uma enchente de compras, nomeadamente, devido a grandes eventos como o Halloween, a Black Friday, a Cyber Monday e, claro, o Natal. Com os três primeiros no passado, está na hora de olhar em frente para o desafio que espera o seu negócio no final do ano. Para o ajudar, poderá encontrar neste artigo as lições que aprendemos com a Black Friday e que podemos, e devemos, usar para preparar o aumento de vendas natural da época natalícia e de Ano Novo.
O QUE MOSTRAM OS ESTUDOS?
Existem três conclusões a retirar do que aconteceu este ano durante a Black Friday: a pesquisa começa a ser realizada com antecedência, existem tipos de produtos mais apetecíveis, e o cliente sabe procurar as melhores ofertas.
O consumidor começa a pesquisar “Natal” ainda em novembro
À semelhança do que acontece com a Black Friday, o consumidor começa a pesquisa por “Natal” com imensa antecedência. No caso da Black Friday, o Google mostra que o termo é inserido no motor de busca no final de outubro, ainda antes do Halloween. O pico acontece, naturalmente, a 23 de novembro (quinta) e 24 de novembro (sexta), mas nesta altura já o cliente sabe muitas vezes o que comprar e onde. No caso do Natal, as pesquisas começam no início de novembro, havendo um pico entre os dias 11 e 23 de dezembro.
Estes dados são muito importantes, pois dizem-lhe concretamente quando deve abrir as suas melhores campanhas e quando deve impulsionar o seu marketing de época. Por exemplo, pode publicar os primeiros posts e artigos sobre as prendas ideais para a família e amigos ainda no final de outubro. Intensificando o conteúdo ao longo das semanas, até lançar os grandes descontos no início de dezembro.
Conheça os tipos de produtos mais procurados
Dados de 2023 mostram que os portugueses dão preferência à Moda e Acessórios, à Beleza e Perfumes, e ao Material Desportivo. E a vantagem de conhecer esta informação, é o facto dos dois primeiros serem também os produtos mais oferecidos durante o Natal.
O consumidor moderno gosta de experimentar novas marcas
A Geração Silenciosa, os Baby Boomers e a Gen X têm hábitos de compra muito diferentes dos dos Millennials, Geração Z ou Geração Alpha. Isto acontece devido a vários fatores, sendo o principal o Wi-Fi, a grande revolução que separa estes dois grupos. O primeiro habituou-se a ter a sua loja de preferência, fosse um negócio de bairro ou uma grande marca regional ou nacional. A existência duradoura desse espaço dá-lhe confiança na sua qualidade.
Contudo, o segundo grupo cresceu com o advento das lojas online, das marcas caseiras ou internacionais. Assim, o português moderno sabe pesquisar produtos e comparar preços, estando à vontade para diversificar o local de compra. Um estudo recente da Google mostrou que 77% dos portugueses dedicam tempo a analisar o que vão comprar, e onde o podem fazer, incentivando 49% a experimentar marcas que não conhece.
Isto significa que tanto a Black Friday como o Natal são oportunidades perfeitas para entrar na vida do consumidor e levá-lo até si com um website profissional e adaptado a dispositivos móveis, com promoções especiais e redes sociais cuidadas e com interação direta com o cliente. Ao mesmo tempo, deve investir esforços em reter o cliente que o conhece e que pode preferir a concorrência. Evite reviews negativas, coloque-se à disposição para responder a todas as dúvidas, facilite processos de devolução, entre outros.
COMO MANTER O CLIENTE FIEL E ANGARIAR NOVAS CARAS
Percebendo o comportamento do seu potencial cliente, e do cliente que o conhece do passado, importa agora compreender quais as grandes dicas onde deve investir para aumentar as vendas no final do ano e, idealmente, angariar para si novos clientes que permaneçam leais ao longo do ano.
Crie boas promoções, na melhor época
Não deixe chegar o dia 20 para começar a partilhar as suas promoções de Natal. Grande parte das compras é feita no final de novembro, e nas semanas seguintes, por isso, aproveite o seu website e as redes sociais para mostrar ao cliente porque ele deve escolher a sua marca.
O envio e as devoluções são um foco importante
O consumidor moderno que gosta do online, quer as suas encomendas a chegar no dia seguinte à encomenda - e isto tem de ser um foco do seu negócio. Prima pela entrega rápida sem custos adicionais ou com custos reduzidos, especialmente durante a época de Natal, no qual existe o medo da prenda não chegar a tempo. Além disso, facilite o processo de entrega (com talão físico ou fatura eletrónica) e expanda o período até 1 ou 2 meses.
Não poupe na hora de construir o seu website
Uma loja online confusa e mal formatada fará o possível cliente abandonar o website. É importante que ele entre na plataforma via smartphone ou tablet e encontre o que pretende de forma imediata, incluindo o botão de pesquisa e as promoções principais. Construir um website profissional não é fácil, por isso, garanta que escolhe os maiores especialistas da área, que o possam auxiliar em todo o processo, desde o definir de objetivo, ao design da plataforma, à sua publicação e manutenção, em especial durante épocas de grande tráfego.
Começa hoje a preparar o seu negócio. Planeie as campanhas de redes sociais, atualize o seu website, pensa nas melhores promoções, garanta que tem todos os produtos em quantidades adequadas, e dê o tudo por tudo nestas últimas semanas de 2023 que irão ditar não apenas o lucro anual mas também o seu futuro em 2024.