Black Friday: Estudo diz que as ameaças de cibersegurança aumentaram, e esta é a solução

Black Friday: Estudo diz que as ameaças de cibersegurança aumentaram, e esta é a solução
24
nov
2023
TENDÊNCIAS
NOS
10 minutos de leitura
Atualizado a
24 nov 2023

As ameaças de cibersegurança aumentam na Black Friday e é importante saber como proteger o seu negócio e os seus clientes.

A Black Friday é um evento que nasceu em 1951 e serve para descrever um dia em que as lojas criam grandes descontos para escoar produtos ou dar um boost às suas vendas. Para o consumidor, significa a época perfeita para fazer compras, especialmente em preparação para o Natal. Contudo, numa era digital, em que milhões de produtos são adquiridos via websites ou apps, este é também um período de aumento nas ciberameaças, tanto para consumidores, quanto para as empresas.

Estudo do Kaspersky revela que as ameaças de cibersegurança aumentam durante a Black Friday.

Um estudo da Kaspersky revelou que nas primeiras duas semanas de novembro, foram detectados 92,259 e-mails de spam contendo o termo “black friday” - um aumento de 30% no número de ataques quando comparado a setembro. Mas as ameaças não param por aqui. Outros problemas com que se pode deparar incluem utilização de bots para sobrecarregar os servidores da sua loja online, criação de websites que imitam o seu para tentar atacar o cliente, envio de SMS fraudulentas e até esquemas envolvendo o MB Way.

Micro empresas e PME são as mais afetadas pelos ciberataques.

Adicionalmente, estudos, como o apresentado pelo Impactmybiz, mostram que as microempresas e as PME são as mais afetadas pelos hackers. Isto deve-se ao facto de 73% delas não estarem preparadas para ataques, acreditando que o investimento tem de ser demasiado grande ou que o seu tamanho as torna num alvo pouco interessante. No entanto, esta crença é o que as transforma num alvo perfeito.

COMO SE PROTEGER NESTA ÉPOCA DESAFIANTE?

Seguem-se algumas sugestões de dicas simples que pode adotar hoje mas que irão fazer muito a diferença na hora de preparar o seu negócio para a enchente de tráfego que está por vir nos próximos dias e nas próximas semanas.

O investimento é adaptado às suas capacidades

Ao contrário do que se pode acreditar, não é preciso investir milhões num bom sistema de cibersegurança. Atualmente existem opções para todos os orçamentos, garantindo pelo menos um mínimo de proteção que evite desastres, em especial durante épocas como a Black Friday. O primeiro passo pode ser encontrar um parceiro com várias opções e entrar em contacto com ele para, juntos, perceberem quais as opções ao seu alcance imediato.

Use autenticação multi-fator em tudo

Existe de facto uma certa luta contra a autenticação multi-fator, pelo facto de obrigar o usuário a usar o smartphone para receber um código ou dar uma autorização adicional, porém, as consequências da sua falta serão muito mais complexas de resolver. Este tipo de segurança é fácil de gerir e impede o acesso de terceiros, mesmo que estes consigam o username e a password do servidor do seu website ou das suas redes sociais.

Antivírus e protetor de browser

Navegar na internet tem inúmeros riscos, mas estes são minimizados quando se protege com um antivírus, impedindo a descarga ou acesso a ficheiros maliciosos, e com um software como o NOS Web Segura Pro, com bloqueio imediato de websites perigosos.

Armazenamento em cloud

O que acontece quando acederem e eliminarem o seu website? Ou quando conseguirem os acessos e os colocarem debaixo de um resgate? Com o armazenamento em cloud, reduz as chances de ser vítima de furtos digitais e garante que, em caso de problema, consegue acesso imediato a todos os seus dados, armazenados numa cloud segura que pode ser pública ou privada, consoante as suas necessidades.

Redes de ethernet protegidas por VPN

Provavelmente já ouviu falar em VPN, um software que mascara a sua identidade, dificultando e até mesmo impossibilitando o acesso de terceiros aos seus equipamentos. Embora no caso dos trabalhadores remotos esta seja uma opção muito utilizada, o mesmo nem sempre se aplica às redes de ethernet. Aconselhamos o uso deste serviço profissional para o seu escritório, restaurante, clínica, ou outro.

85% dos ciberataques acontece devido a erro humano, por isso, cabe-lhe a si tomar todas as precauções possíveis, desde formar a sua equipa (especialmente se esta for remota), a investir nos melhores softwares de proteção, evitando furtos de dados, destruição de informação ou sobrecarga de servidores fundamentais ao seu negócio.

Insights relacionados

Descobre outros temas relacionados com o 5G que podem ser do teu interesse.