Um estudo realizado em 2022, encomendado pela multinacional francesa Mondial Relay, mostrou que em Portugal, 71% dos consumidores dividem as suas compras entre o online e a loja física. Isto, adicionado ao facto de 3% admitir optar exclusivamente pelo online (número que continua a crescer, mostra a importância de começar a investir nas vendas digitais em 2023, e este artigo traz-lhe algumas dicas para alcançar esse objetivo.
Invista num website profissional e personalizado
Se pretende aumentar as vendas online, o primeiro passo é investir numa loja online, criada num website feito à medida das suas necessidades específicas e do seu público-alvo. Afinal, uma plataforma desenhada para os Boomers não é igual a uma plataforma pensada na Geração Z. Para o ajudar nesta tarefa estão serviços como o NOS Sites Pro, que lhe oferecem um domínio próprio, autonomia para atualizar o website sempre que preciso, e acesso a uma equipa de especialistas que o irão acompanhar em todos os passos.
Conheça o mundo dos influenciadores
Os Millennials e a Geração Z foram os primeiros a procurar os influenciadores na hora de escolherem as suas próximas compras, porém, também as gerações mais velhas se renderam a esta estratégia. Tanto o Instagram como o TikTok são redes sociais perfeitas para procurar contas importantes que o podem ajudar no marketing da sua empresa, partilhando a sua marca numa luz positiva para milhares ou até milhões de seguidores.
Mantenha os seus contactos atualizados e ativos
É comum existirem dúvidas na hora de comprar algo, especialmente se o produto vier da internet. Algumas das perguntas mais frequentes prendem-se com o tempo de envio e até o processo de devolução, tornando fundamental não só uma seção de FAQ mas também contactos ao vivo como centrais telefónicas e chatbots.
Seja parte das principais redes sociais
Uma das formas mais práticas do consumidor descobrir novos artigos, é vê-los nas redes sociais, tanto nas mais populares como o Instagram e o Facebook, como nas emergentes. Assim, importa criar alguns perfis e organizar uma tabela de conteúdos a serem publicados e partilhados, para aumentar a sua presença e a probabilidade de encontrarem a sua marca.
Valorize as estratégias de marketing digital tradicionais
As SMS e as newsletters continuam a ser uma das melhores ferramentas na hora de aumentar as suas vendas online, especialmente no que toca a criar clientes regulares. Use estes serviços para revelar novidades, oferecer dicas para épocas especiais como o Natal, e apresenta novos descontos ou promoções.
A maioria das PME depende em muito das suas vendas online e com um mundo em constante mudança, é fulcral manter-se atualizado e ir ao encontro do que o consumidor moderno mais procura, sejam métodos de pagamentos mais simples como o contactless, ou opções de compra práticas como a digital.