Oferecer amostras e descontos aos clientes é uma estratégia de marketing conhecida de todas as empresas, contudo, existem outros tipos de oferta que deve ter em consideração na hora de aumentar as vendas e, principalmente, a popularidade da sua marca, em especial se for um local onde as pessoas permanecem por longos períodos de tempo, como restaurantes, cafés, e hotelaria. Uma delas é o Wi-Fi público gratuito e, neste artigo, irá descobrir como converter este serviço em benefícios.
62% dos negócios que oferecem Wi-Fi gratuito, veem um aumento da fidelização dos clientes. - Small Business Trends
Promova o seu Wi-Fi gratuito
Segundo um estudo apresentado em 2022 pelo Journal of Foodservice Business Research, 70% dos consumidores têm preferência por restaurantes que possuem uma rede pública de acesso gratuito. Isto significa que deve incluir esta informação em todo o material promocional, seja através do website, das redes sociais ou de plataformas como o TripAdvisor. Demarque-se da concorrência.
Incentive a visita prolongada
No caso de cafés e restaurantes, uma estadia prolongada traduz-se frequentemente num café, numa bebida ou numa sobremesa extra. Um exemplo onde esta estratégia tem bons resultados são os cafés que ficam abertos à noite no verão, incentivando as pessoas a permanecerem por horas enquanto convivem com amigos e familiares, fazendo vários pedidos ao longo do tempo.
Construa um espaço de teletrabalho
Uma das vantagens do teletrabalho é que permite aos profissionais tornarem-se nómadas digitais, tanto aproveitando para viajar por várias cidades ou países, como tirando alguns dias para trabalhar em locais que quebrem a monotonia do escritório. Além de muitos optarem por almoçar no estabelecimento, eles vão também tornar-se numa fonte extra de receita nas “horas mortas”, fazendo pequenos pedidos (como bebidas e snacks), enquanto trabalham.
Torne-se Instagram Famous
Apesar da popularidade de tarifários com dados móveis, a verdade é que muitos clientes continuam a depender da oferta de Wi-Fi público para criarem os seus posts nas redes sociais, com especial foco no Instagram. Um pequeno estudo conduzido este ano pela americana California Figs, concluiu que cerca de 40% das pessoas que visitam restaurantes, partilham imagens dos pratos nesta plataforma. Este pequeno gesto traduz-se em publicidade gratuita a possíveis clientes.
Uma dica extra a ter em consideração no que toca ao que é partilhado no Instagram, é garantir que os pratos são servidos com porções satisfatórias e com “boa cara”, bem organizadas. O mesmo com os cafés e a pastelaria que oferece.
Apresente descontos especiais
Existem algumas formas de conectar o cliente à sua rede de Wi-Fi e uma delas requer o acesso a um website. Na página dedicada à internet pode incluir publicidade como a apresentação de novos produtos ou descontos especiais, levando quem o visita a adquirir mais produtos.
Independentemente do tipo de estratégia que adotar, existem dois fatores que não podem faltar. Primeiro, a sua rede pública deve ser separada da rede privada (utilizada por equipamentos e equipa), evitando quebras quer para o cliente, quer para os profissionais que trabalham consigo, garantindo que conseguem processar pedidos e pagamentos sem atrasos. Segundo, e em especial se possui um grande volume de clientes, certifique que a rede aguenta com os utilizadores da hora de ponta, mantendo um serviço de qualidade ao longo do dia. Isto é possível se investir num serviço empresarial à sua medida.
(Crédito da Imagem: Kampus Production via Pexels, ID: 6684786)