Como empresa moderna, deve manter-se a par das novas tendências, em especial no que toca às redes sociais. TikTok e Instagram são indispensáveis, no entanto, existe outro concorrente: o WhatsApp. Um estudo da Marktest de 2023, mostrou que 88% dos portugueses possuem um perfil nesta plataforma, tornando-a na mais usada depois do Facebook e revelando a importância para o seu negócio. Assim, neste artigo poderá descobrir o que são os Canais do WhatsApp e como podem ajudar a sua PME.
Como criar um Canal do WhatsApp?
Para ativar o Canal do WhatsApp, basta descarregar o WhatsApp Business, dirigir-se à opção “Updates”, e clicar no sinal “+”, ao lado de “Channels”. A aplicação vai abrir uma janela onde pode escolher o Nome do Canal, bem como uma breve descrição, e uma imagem (idealmente a logo da empresa).
Criar o seu espaço através da aplicação Business tem ainda a vantagem de lhe permitir Verificar a conta, levando-a a aparecer nos motores de busca internos. Para partilhar com o cliente, basta publicar o link ou o QR Code no seu website profissional e redes sociais. Depois de Verificado, o Canal irá ainda aparecer a quem o procurar na app em si.
Mantenha o cliente informado, a toda a hora
Independentemente de vender produtos ou serviços, é importante manter o cliente informado sobre as novidades. Através deste canal, poderá partilhar novos lançamentos, promoções especiais, descontos, artigos sobre a utilização dos produtos ou até artigos criativos como “Os 10 Acessórios Indispensáveis para o seu Verão”, com dicas de produtos seus.
Uma alternativa às Push Notifications
As Push Notifications são os alertas recebidos via notificação nos smartphones, tablets e computadores. A maioria dos websites modernos já possuem este tipo de serviço, no entanto, nem todos os clientes gostam de receber este tipo de comunicação. O Canal do WhatsApp é a alternativa perfeita, enviando informações em cima da hora mas por via de uma App não tão intrusiva.
Feedback em tempo real
Ao contrário das Comunidades, os Canais do WhatsApp não permitem que o cliente responda com texto. Contudo, a aplicação permite que os seguidores reajam através de emojis, oferecendo feedback em tempo real. Apesar de um tanto ou quanto básico, é o suficiente para perceber se o conteúdo publicado foi apreciado ou não.
Partilha para amigos e família facilitada
Sendo o WhatsApp uma das redes sociais mais usadas em Portugal, há uma grande probabilidade do seu cliente ter amigos e familiares que também o usam. Isto facilita a partilha de conteúdo e a probabilidade de angariar novos seguidores pelo tradicional “boca-a-boca”.
Tire o maior partido da rede móvel
A partilha de conteúdo não tem de ser somente focada em texto e artigos. Pode e deve aproveitar a sua rede móvel para enviar fotografias e vídeos em loja ou durante as suas viagens.
Use as redes sociais tendência para aumentar as suas vendas, manter os clientes habituais e angariar caras novas. Ao mesmo tempo, expande a presença da sua marca, algo essencial nesta era digital.
(Crédito da Imagem: DenPhotosvia Shutterstock, ID: 2457995551)