A evolução tecnológica digital e a propagação dos smartphones levou ao aparecimento de novas formas de navegação online, o que proporcionou o crescimento do tráfego móvel nas páginas de internet de muitas empresas a nível mundial.
Porém, por mais que se tente adaptar às necessidades dos dias modernos, há sempre trabalho a fazer para que possa proporcionar aos seus clientes a melhor experiência possível.
Sabe quais são os problemas comuns dos mobile website que podem estar a afastar os seus clientes? Conheça alguns dos principais problemas que o seu website pode estar a enfrentar e que deve resolver imediatamente.
Pop-ups não compatíveis com dispositivos móveis
Os pop-ups são páginas que são abertas por cima do conteúdo do site que o cliente está a visitar, esta prática direciona não só a atenção do consumidor para uma página externa, mas também exige a realização de ações adicionais para que possa regressar à página original, algo que pode disromper a fluidez da experiência do utilizador. Desta forma é recomendado que evite a utilização de pop-ups no seu website, ou procure implementar parâmetros específicos, como um tamanho de janela menos intrusivo ou que os pop-ups apenas apareçam após o cliente visitar um certo número de páginas.
Design não responsive
Um website com design não responsive é uma página de internet cuja estrutura não se adapta automaticamente aos diversos tipos de ecrã. Este problema é ainda muito comum nos dias de hoje e causa grande frustração entre os utilizadores de dispositivos móveis. Para evitar este problema, deve realizar testes de compatibilidade com dispositivos móveis, reduzir o tamanho das imagens de conteúdo e eliminar elementos do design do site que possam ser considerados confusos.
Tipo de letra difícil de ler
A legibilidade do tipo de letra, seja pelo seu estilo, tamanho, cor ou posicionamento, é um dos grande problemas que afetam um grande número de páginas de internet modernas. Caso o seu website tenha este problema, aposte na utilização de ferramentas de teste de acessibilidade para verificar se o seu tipo de letra cumpre as normas de acessibilidade.
Reprodução automática de multimédia
A reprodução automática de conteúdos multimédia é uma prática muito comum na atualidade, mas pode revelar-se um verdadeiro problema para o utilizador, causando disrupções na experiência do consumidor, utilizando uma excessiva quantidade de dados móveis e drenando a bateria do smartphone. De modo a evitar este problema, procure substituir os vídeos por imagens estáticas ilustrativas que comuniquem a sua mensagem de forma mais direta.
Se identificar algum destes problemas de compatibilidade com dispositivos móveis no seu website, então estará mais próximo de conseguir reduzir a perda de visitas da sua página de internet. Para tal, só terá de apostar na implementação das sugestões referidas, e poderá testemunhar uma melhoria no tráfego móvel.
(Crédito da Imagem: McLittle Stock via Shutterstock, ID 237987838)