5 truques infalíveis para melhorar a experiência do cliente

5 truques infalíveis para melhorar a experiência do cliente
31
mar
2024
TENDÊNCIAS
NOS
5 minutos de leitura
Atualizado a
01 abr 2024

Ser amável e manter uma equipa feliz é fundamental para um cliente satisfeito.

O mercado está saturado. Independentemente da sua área de atuação, o crescimento empresarial das últimas décadas levou ao aumento da concorrência, dificultando não apenas a angariação de novos clientes, como a manutenção dos que já o visitaram no passado. Um dos fatores mais importantes na hora do consumidor decidir, prende-se com a experiência em loja. Com estes 5 truques infalíveis, vai conseguir demarcar-se e conquistar 2024.

Equipa feliz, cliente feliz

Infelizmente este ponto nem sempre é tido em conta pelas empresas. Um funcionário motivado terá maior tendência a sorrir, a ser simpático, a ajudar o cliente com dúvidas, a ir ao encontro desse mesmo cliente antes que este sinta a necessidade de procurar uma alternativa ou falar com um atendente. Esta amabilidade e disponibilidade vai deixar quem o visita mais feliz, aumentando as chances de regressar.

Uma equipa feliz é 13% mais produtiva. - Oxford University.

Esteja atento às novas tecnologias

Uma loja online profissional, métodos de pagamento atuais, redes sociais atualizadas, uma central telefónica sempre disponível, Wi-Fi gratuito para o cliente - tudo isto são detalhes importantes e que fazem a diferença. Demarque-se da concorrência por oferecer o que o outro não oferece, publicitando-o abertamente junto do cliente e do potencial cliente.

Personalize todo o processo

Se é cliente frequente de um estabelecimento, sabe o quão bom é chegar e nem ter de dizer o que vai querer. É um gesto que pode parecer banal, mas não é. Lembrar-se do pedido e dos gostos de quem o visita é importante, mostrando que se importa com ele. Que não está ali apenas para “fazer dinheiro” mas para ajudar o outro nas suas necessidades. Afinal, ninguém gosta de sentir que é apenas um número no fim de um terminal de pagamento.

Mas a questão da personalização não é apenas direcionada à loja física. O seu site ou loja digital pode e deve ter uma seção de recomendações baseada nas pesquisas do utilizador, bem como uma secção para “voltar a comprar”, especialmente se oferece produtos de utilização recorrente.

81% dos consumidores quer ser compreendido pelas marcas. - Accenture

Abra a sua mente às opiniões da equipa

Este ponto é particularmente importante quando gere um negócio, mas não atende o cliente de forma direta. Quem está na frente, quem lida com o outro todos os dias, tem uma melhor percepção do que o cliente gosta ou não gosta. Pode ser uma decoração, um desconto mal apresentado, um método de pagamento popular que ainda não possui, a falta de um produto trendy, entre outros.

Seja amável, mesmo em dias de chuva

“Olá, bom dia! Em que posso ajudar?” ao lado de um sorriso, cativa de imediato o cliente. Leva-o a interagir consigo, a partilhar o que procura. “Obrigada e volte sempre!” seguido de novo sorriso, aumenta exponencialmente as chances dele regressar, sentindo-se acolhido e compreendido. Isto não é simples, em especial nos dias em que as vendas estão mal, ou um assunto pessoal o atormenta. Mas é fulcral e fará muito a diferença.

 

(Crédito da Imagem: Ground Picture via Shutterstock, ID 1865153395)

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