O consumidor moderno procura opções de contacto simples e práticas, na hora de se comunicar com as empresas. Por isso, neste artigo ficará a conhecer os truques para comunicar com o cliente corretamente.
E-mail & Formulário via website
Se possui uma loja online, o mais provável é que o cliente procure o contacto através do website. O menu respetivo deve estar bem visível e direcionar imediatamente para um e-mail ou formulário de contacto. Evite obrigar o cliente a pesquisar nos demorados FAQ (perguntas mais frequentes), algo que o irá frustrar e aumentar as chances não apenas de reclamar, como de não regressar à sua marca.
A resposta deve ser rápida, dentro dos dias e horas de serviço, simples, direta ao ponto, e oferecer contacto telefónico caso este ajude na resolução do problema. Peça sempre desculpa por algum incómodo (mesmo que o erro não seja seu), e agradeça o contacto. Ser amável, mostrar prontidão e disponibilidade para ajudar vai fazer uma grande diferença na sua reputação.
Um contacto telefónico sempre disponível
As centrais telefónicas modernas possuem diversas vantagens que as tornam apetecíveis para todo o tipo de negócio, incluindo os mais pequenos. Este contacto direto, perfeito para esclarecer dúvidas de forma imediata, pode ser feito através de um contacto que leva a vários atendentes, ou pode ser direcionado a outros números e até smartphones.
Por exemplo, se a sua equipa for pequena, pode receber chamadas dos clientes no seu telemóvel profissional ou transmitir a chamada para um colega, sem que o cliente esteja muito tempo à espera. Com a ajuda de um atendedor automático, pode ainda criar diversas opções que direcionam o cliente para a pessoa mais indicada para a resolução do problema.
Tire proveito das redes sociais
A ascensão das redes sociais (especialmente do Facebook, Instagram e TikTok), veio abrir portas a uma nova linha de comunicação direta entre as empresas e os clientes. Através destas plataformas, os consumidores podem realizar as suas questões, esclarecer dúvidas e deixar o seu feedback de forma simples e sem demoras. Dedique um membro da equipa a esta função, mantendo-se atento ao longo do dia a possíveis novos contactos.
Aposte nos famosos chatbots
Apesar desta ferramenta não permitir a comunicação direta entre a empresa e o cliente, as mais recentes inovações tecnológicas nesta área têm permitido tornar os chatbots numa importante solução para a comunicação entre os negócios e o público, angariando feedback e facilitando a análise de informação. Pode não ser tão humano mas é rápido e perfeito para questões simples de responder, como horário de abertura, métodos de pagamento disponíveis, localização da loja, entre outros.
Ao disponibilizar estas soluções aos seus clientes, as empresas estão a garantir uma linha de comunicação direta que permitirá estudar as áreas em que precisa de melhorar, criando ainda uma experiência de consumidor de maior qualidade e confiança.
(Crédito da Imagem: Cast Of Thousands via Shutterstock, ID 1226530315)