Até há pouco tempo, o conceito de trabalhar a partir de casa parecia ser nada mais do que um sonho, no entanto, os últimos anos têm tornado este conceito numa realidade, o que tem vindo a gerar grandes mudanças no mundo do trabalho.
A mais recente evolução do mundo laboral viu a criação do trabalho remoto e híbrido, dois conceitos complementares, que têm vindo a revolucionar a forma como as empresas operam.
Com a introdução do trabalho remoto, muitas empresas veem-se agora mais dependentes de smartphones, o que traz alguns benefícios, mas pode deixar as empresas vulneráveis a novas ameaças.
Proteja os seus dispositivos
Mantenha sempre os seus dispositivos atualizados e sempre ao seu alcance, caso perca o seu aparelho, ou este seja roubado, deve contactar de imediato as autoridades e a sua empresa. Para além disso, deve evitar utilizar os dispositivos de trabalho para a realização de tarefas pessoais, muito menos emprestando-os a amigos e familiares.
Reduza o comportamento de risco
O primeiro passo para reduzir o comportamento de risco está no conhecimento das políticas internas da sua empresa, mantendo-se sempre informado sobre as mais recentes alterações. Além disso, é imperativo que procure criar palavras-passe reforçadas e únicas, bem como a ativação da autenticação em dois passos.
Organize as suas aplicações
Faça a selecção das aplicações essenciais para o seu dia a dia de trabalho, e evite instalar aplicações duplicadas ou desnecessárias. Para além disso, é essencial que mantenha as suas aplicações sempre atualizadas, de forma a expor o seu dispositivo a vulnerabilidades.
Escolha bem as suas redes
De modo a manter os seus dispositivos seguros, é imperativo que procure evitar ligações Wi-Fi públicas e desprotegidas. Redes sem protecção de palavras-passe são uma das principais fontes de fragilidades.
Ao seguir estas pequenas dicas, os trabalhadores remotos irão conseguir manter os seus smartphones e computadores bem mais seguros, de forma a evitar quaisquer fragilidades, para que possam manter os seus dados bem protegidos e longe do alcance de potenciais cibercriminosos.