11 Tendências importantes do consumidor

11 Tendências importantes do consumidor
14
ago
2023
TENDÊNCIAS
NOS
6 minutos de leitura
Atualizado a
02 jul 2024

Conheça as principais tendências do consumidor para o resto de 2023 e do futuro.

A humanidade está sempre a evoluir e a crescer, tornando-nos numa espécie em constante transição, o que torna difícil prever as tendências que terão maior destaque no futuro longínquo. Todavia, antecipar as tendências de consumo, continua a ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das empresas, ajudando a que estas se preparem e evoluam para as novas necessidades dos consumidores.

Descubras as 11 tendências do consumidor mais importantes de 2023:

Aposta na poupança

A economia continua a sofrer, deixando muitos dos consumidores preocupados com os seus gastos. Uma tendência que se tem notado no último ano, é o crescente foco na poupança e na redução de despesas desnecessárias.

Regresso à rotina

Com a pandemia já firmemente no passado, os consumidores procuram regressar às rotinas abandonadas, apostando mais em viagens e em visitas a restaurantes.

A procura pela automatização

Cada vez mais, os consumidores procuram gastar o menor tempo possível com burocracias, por isso procuram empresas que apostam em tecnologia, como a automatização.

Igualdade de género

As consumidoras gostam de se sentir ouvidas, e têm começado a procurar estabelecimentos que exibem uma representação justa e igualitária de géneros.

Aposta na juventude

As gerações mais jovens são menos receptivas às campanhas publicitárias tradicionais, procurando sempre conhecer as crenças políticas e sociais das marcas antes de realizar qualquer compra, investindo em empresas com ideais bem estabelecidos e autênticos. 

Controlo do scroll infinito

As gerações mais jovens são capazes de passar horas seguidas a navegar na internet e a fazer scroll pelas redes sociais, mas isto é algo que está a mudar. Os jovens estão cada vez mais conscientes dos efeitos prejudiciais que os ecrãs têm na sua vida, estando a começar a avaliar melhor as aplicações que instalam nos seus dispositivos e o tempo que passam nelas.

Viver o momento

Os jovens procuram mais apreciar o prazer do momento, procurando ofertas mais flexíveis e vendedores que ofereçam programas de lealdade, a pensar no consumo a longo prazo.

A economia ecológica

Nos dias que correm, cada vez mais se nota uma tendência na redução do consumo, não necessariamente devido a razões económicas ou de poupança, mas sim de modo a reduzir o impacto que essas transações terão no ambiente.

A era do jogo

Os jogos estão, cada vez mais, a tornar-se um tópico de conversa do dia a dia, ganhando muita popularidade, e tornando-se uma ferramenta de entretenimento acessível a qualquer um. Este crescimento, está a tornar os videojogos em verdadeiras fontes de rendimento, desde publicidade em jogos mobile, a campanhas de marketing em eventos de e-sports.

Combater o cansaço

Com o número de ofertas mais expansivo e vocal, os consumidores começam a exibir sinais de fatiga, procurando ofertas únicas e essenciais de modo a combater o cansaço.

Aversão ao IA

Apesar da popularidade da Inteligência Artificial no dia-a-dia, 36% dos consumidores continua a não confiar na IA, nem nos conteúdos que esta produz.

A sociedade está a presenciar uma constante evolução no consumo, testemunhando uma transição nas tendências da população, muito devido à mudança das gerações, mas também devido ao avançar da tecnologia e da estabilidade financeira. Ao conhecer estas tendências, os empreendedores poderão adaptar os seus negócios às necessidades dos consumidores, alcançando novos públicos e obtendo resultados financeiros mais positivos.

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