Passwords à prova de ataque

Passwords à prova de ataque
17
abr
2023
TENDÊNCIAS
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
20 abr 2023

Proteja a sua empresa contra ataques cibernéticos através da criação de palavras-passe mais seguras.

A cibersegurança é uma das maiores ameaças às empresas modernas, muito devido à digitalização de operações e estratégias. No entanto, apesar desta fragilidade, muitas são as soluções que as empresas podem tomar para se proteger, sendo a principal, a criação de palavras-passe mais fortalecidas e distintas.

Segundo um estudo realizado pela Security.org, cerca de 68% das pessoas utilizam a mesma palavra-passe para uma ou mais contas na internet, algo que os deixa expostos a potenciais ameaças cibernéticas. Deste modo, é importante saber o que pode fazer para melhorar as suas passwords.

O factor humano continua a ser responsável pela maioria das infracções. 82% das infracções aconteceram com envolvimento do elemento humano. Quer se trate da utilização de credenciais, phishing, uso indevido ou simplesmente um erro, pessoas continuam a desempenhar um papel muito importante nos incidentes e viola de igual modo. Lembre-se de que a palavra-passe fraca em segurança em casa pode ser uma ameaça para o negócio. Se um utilizador utiliza a mesmo senha em múltiplas contas, isto aumenta o risco de um ataque bem sucedido às suas credenciais.

O que torna uma palavra-passe forte? O acrónimo LUCID pode ajudar:

Longo 

Ao definir uma password ou senha, é tudo sobre entropia, e o comprimento é um dos componentes chave. Uma senha simples (mistura de letras maiúsculas e minúsculas) de 8 caracteres levaria cerca de 22 minutos a rachar; uma senha de 12 caracteres, 300 anos.

Único 

Não reutilizar palavras-passe. O recheio de palavras-passe é popular entre os hackers porque funciona.

Complexo 

A complexidade é a outra componente da entropia. Jogue um "carácter especial" nessa senha de 12 caracteres e a O tempo para rachar salta para 400.000 anos.

Impessoal 

Os ataques de força bruta podem ser mais espertos do que parecem. Os hackers podem usar a engenharia social para fazer suposições mais instruídas. É por isso que é uma má ideia incluir qualquer informação pessoal numa palavra-passe. Uma senha com a mesma entropia que "Cassie%12032005" levaria 5.000.000.000 anos para ser descoberta, mas seria muito mais fácil para um hacker que lesse sobre o aniversário da sua filha Cassandra no Facebook.

Diferente 

Apesar de ser o mesmo que "Único", é importante realçar novamente. Uma forma de garantir que a passqord é diferente, é criar uma com caracteres aleatórios.

Estas são algumas das práticas recomendadas para a criação de palavras-passe mais seguras. Com estas sugestões em mente, poderá começar a dar os primeiros passos para proteger a sua empresa de potenciais ataques cibernéticos através da criação de passwords mais seguras.

Inspirado no relatório "Mobile Security Indez 2022" da Verizon

Insights relacionados

Descobre outros temas relacionados com o 5G que podem ser do teu interesse.